Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

"Pra já" tudo é "mais pequeno"? (Portugal não é Brasil - VI)

O mapa de Portugal cabe dentro de um dos menores Estados brasileiros, Pernambuco. E a população do país inteiro, tem uma população "mais pequena" que a capital paulista. De pronto, falamos sobre o "mais pequena".

Embora o verdadeiro tamanho de Portugal seja bem maior, conforme mapas mais atuais defendem, ele ainda é pequenino - geograficamente. 

"Pra já" Portugal não é menos importante porque é "mais pequeno" - geograficamente. "Mais pequeno" não é só aceitável, mas é tido por certo, em terras lusitanas. "Pequenez" essa que não ofusca a sua grandeza cultural e histórica, as quais são de tamanho incomparáveis. 

O tamanho geográfico de Portugal, pode causar alguma dificuldade na adaptação de um brasileiro?

Se a questão fosse apenas geográfica, e de mapa, penso não haveria grande problema assim. Entretanto, eles estão aí, porque o tamanho, algumas medidas, acabam por influenciar as nossas sensações, impressões e certas conclusões. 

Possíveis problemas e dificuldades com o tamanho de Portugal:

1. Associar tamanho geográfico, e a quantidade da população, a um olhar de desprezo. "Facto" que já presenciei até num português. Colocou-se assim: "Eh, pa. Isto não tem nada a ver com o Brasil. Somos pequeninos. O Brasil tornou-se uma potência." Talvez quisesse ele, retribuir aos elogios que eu já havia feito a Portugal. 

2. Achar que viajar 1 hora em Portugal, equivale a viajar 1 hora no Brasil. Ah, depois de 3 anos cá, as distâncias se multiplicaram. Ainda fazemos deslocações com maior facilidade, mas já estamos a avaliar mais, para saídas que ultrapassam 30 minutos. O preço das portagens (pedágio), e até as paisagens influenciam. 1 hora em auto-estrada, com a repetida paisagem, bucólica, e sem movimento, dá uma sensação de ser mais distante. Ainda assim, aprecio imenso. Prefiro a natureza aos prédios.

3. Não aceitar o tamanho reduzido das oportunidades e até mesmo da "popularidade", ou da influência em si, é um problema. No Brasil qualquer um, e para qualquer coisa, haverá público. Em Portugal, para além de serem mais seletivos, há os números reduzidos, drasticamente. Qualquer brasileiro que trabalha com o público, seja nas artes, na música, na publicação de livros, ou até canais na multimédia (mídia), tende a ficar muito desapontado se não ajustar a sua possibilidade de alcance.

Então, o tamanho do País, tem sua influência, e nossas motivações precisam ser ajustadas e adaptadas a essa realidade.

Mas, não posso deixar de falar das viagens. É muito mais possível fazer viagens "longas", quando são planeadas (planejadas). Conhecer o País, de um extremo ao outro, não é uma tarefa tão difícil assim.

Ama Portugal? Então, desfrute com empatia desse "pequeno gigante". 

Instagram: @vacilius.lima
Foto: Mara Regina e Fernando Pessoa, em frente ao Café "A Brasileira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário