Se for um brasileiro a perguntar-se, naturalmente, virá a imagem de uma Igreja, e de um líder religioso. Se tal brasileiro for evangélico, pode lembrar-se de uma figura que lidera, que se renuncia, que estende a mão. Se não, prontamente, associá-lo-á a um filão (interesseiro) oportunista.
E se for um português a responder, a realidade normalmente, remeter-se-á a uma paisagem bucólica, pastoril, provavelmente de uma Aldeia, onde as ovelhas são cuidadas.
A profissão de pastor de ovelhas, é muito comum em Portugal. Ganha-se um salário não alto para cuidar das ovelhas dos outros, mas pode ser um bom salário se cuidar das próprias ovelhas.
Uma das razões, de tanta ovelha, e ovelhas precisam de pastor (necessidade que Jesus - o bom pastor - identificou nas multidões errantes), é que o comércio de queijo é abundante. Há queijo de muitas zonas (regiões), e são celebrados nas refeições, com vinho, etc.
Até para conhecer a História é importante ter esse discernimento. Fui a Viseu, e lá estava um Monumento, dedicado a Viriato. Viriato era um pastor de ovelhas, que se tornou um guerreiro Lusitano, contra as Ordas Romanas, com a ajuda de outros pastores guerreiros. Eles eram pastores de ovelhas, de quatro patas.
A propósito, um amigo nosso, pastor de igreja, vive numa Aldeia distante, de Trás-os-Montes, e sua filha, quando andava (estudava) na Escola, e dizia que seu pai era pastor, todos pensavam nas ovelhas de quatro patas. Tanto é que, numa das visitas a sua casa, uma amiga perguntou-lhe: "Onde o teu pai guarda as ovelhas?
Enfim, quando encontrar um pastor em Portugal, lembre-se quem pode ser ele, e a que se presta.
Instagram: @vacilius.lima
FOTO: Ovelhas, e o nosso Murilo, numa Aldeia de Castelo Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário