Cá em Portugal, viajamos 4 horas em direção ao Algarve, e chegamos a Ayamonte, na Espanha. A outra experiência fui em direção oposta, ao Norte, e depois de Viana do Castelo, chegamos a Monção que faz fronteira com a Galiza.
Outra curiosidade é que chegamos a viajar 4 horas de avião até Manaus, e depois mais 30 minutos até Tefé, ainda de avião, sem contar as horas de barco, depois disto.
Com essa experiência de longas viagens, foi impressionante viajar duas horinhas e chegar a Pisa, Itália, e ainda menos de 3 horas e chegar a Londres.
Essa facilidade de intercâmbio entre os países da Europa é formidável.
O que isto comunica? Qual a realidade em torno desta liberdade de ir e vir, e tudo tão pertinho?
Abertura, troca, acessibilidade a outras culturas e Línguas. É quase impossível viver em Portugal, e não ser desafiado a falar outras Línguas. "Pra já" o Inglês, praticamente, toda gente fala.
Como viver em Portugal, e não conhecer ou desfrutar dos "Estados" que nos cercam, se pensamos nas dimensões do Brasil?
Portanto, ir a Inglaterra, França, etc, é mais simples que ir a Minas Gerais e Bahia, para quem está em São Paulo.
A diferença é que mergulharemos numa cultura, totalmente trans-cultural. E vale a pena, pela paisagem, pela culinária, pela Língua, pela experiência incrível, e multi-culturalidade.
Então, desfrute de Portugal, e tenha-o como a porta de entrada para um mundo maravilhoso, criado por Deus e pelos homens e mulheres que Ele criou.
Instagram: @vacilius.lima
FOTO: Pueblo aos arredores da Comunidade de Madri
Nenhum comentário:
Postar um comentário