Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Turismo e a Geografia (Portugal não é Brasil - XV)

Que privilégio incrível visitar diversas regiões de Portugal, e descobrir tantos "Portugais". 

Pensei que os vários "Brasis" que conheci, estava relacionado com o tamanho continental. Entretanto, em Portugal não se justifica as longas distâncias, como razão para tantas diferenças de uma Região para outra.

Visitei Trás-os-Montes. Paisagem bucólica. Olhar de baixo, ou olhar de cima, é de tirar o fôlego na mesma. Passamos por Vila Real, e aprofundamos a exploração em Mondim de Basto. Era Verão, e um bom mergulho em rios cristalinos, não podia faltar. 

E Serra da Estrela? Os queijos da Seia, e as montanhas cobertas de gelo. Imaginem o encanto de uma família brasileira, brincar, escorregar, na "neve".

E o Algarve? Dizem que o País vira inteiro para baixo. Região plana de Praias lindíssimas. As falésias são uma beleza à parte.

Alentejo e o Norte são regiões onde se come muito bem. Especialmente o Norte, vimos a fartura somada ao preço. Os dois "Bs" funcionam bem. Normalmente, é bom e barato. 

Não poderia deixar de fora das dicas, a região Centro de Portugal. Vivemos nas Caldas da Rainha - Freguesia conhecida pelas Artes - e o "mascote" é uma figura bem polêmica e questionável. 

Há Jardins lindíssimos. Mosteiros imponentes como o da Batalha. E um lugar especial para os Surfistas. Peniche e Nazaré que o dizem. 

Visitar Portugal é pequeno, mas imenso de opções. É possível, ficar uma semana sem sair de uma pequena região, se for visitar todos os pontos turísticos. Um exemplo? Sintra. Só para visitar as opções na Vila de Sintra, com o Palácio Nacional, o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, onde filmaram o poço no filme Rei Arthur, etc. Quantos dias para explorar tudo isso?

Como não mencionaria as Ilhas? Visitamos São Miguel, nos Açores. Valeu muito viver outra realidade, e outras paisagens. E a Madeira? Trazem as águas que remetem as praias brasileiras. As águas são mais quentes.

Enfim, viajar por Portugal é uma experiência inusitada, e lembra-nos que "os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento as obras de suas mãos". 

Instagram: @vacilius.lima
FOTO: Serra da Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário