Há o Museu do Fado, e inúmeros Restaurantes no Centro de Lisboa, cujo jantar acontece ao som do Fado. O Fado traduz muito da alma do povo português. É saudosista, e bem melancólico. Eu particularmente, aprecio a subida de tom, que me parece uma reação contra aquela tendência tristonha.
E o Futebol? Há 3 grandes: Sporting, Benfica e Porto. Braga tem-se mostrado também forte. O Sporting tem ganhado a Taça de Portugal e a Taça da Liga, o que corresponde - a título de importância - a Copa do Brasil, e aos Estaduais. Entretanto, a chamada Primeira Liga, que é o campeonato português - equiparado ao Brasileirão - o Sporting voltará a ganhar este ano. O último título foi em 2002, sob o comando artilheiro do brasileiro Jardel.
E Fátima? Fátima é uma cidade, onde situa-se o Santuário de Fátima. É absurdamente grande, e revela a fé do povo. Uma fé que já não é praticada pelos filhos, e muito menos pelos filhos dos filhos. Os cotas (uma expressão comum para os idosos), ainda cultivam essa devoção. Os filhos costumam ser "nominais". Comparecem a uma Missa ou outra, mas já não são devotos. E os netos daqueles cotas chegaram à conclusão que a religião, não passa de um ilusão e engano. Eles, normalmente, são ateus confessos, e muitos o são porque é assim que a malta (galera) acredita.
Pensava que o ateísmo era uma realidade para jovens da idade do Thales, que está a terminar o Secundário (Ensino Médio). Esse triste quadro também se aplica aos adolescentes da idade da Jamily, 14.
Enfim, as paixões de Portugal são de tamanho gigante, o que aumenta o nosso desafio em servi-los à altura de seu entretenimento, fé e cultura. E trabalhar para que os seus corações se voltem a Jesus, acima de toda e qualquer coisa.
Instagram: @vacilius.lima
FOTO: Estádio do Sporting, Alvalade. Uma prenda de Eduardo Pinheiro, assim que chegamos em Portugal, o que foi muito importante para hoje puxarmos (torcermos) ao Sporting.
Nenhum comentário:
Postar um comentário