Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Piadas, Anedotas e Coisas "Engraçadas" (Portugal não é Brasil - VII)

A questão do humor e das anedotas, também traz um forte traço cultural. Num primeiro momento, não é nada tão percetível (perceptível). Ainda não sei o tipo de humor que prevalece (negro, seco, satírico, verde, hacker, etc.). 

Aliás, antes de algum brasileiro se aventurar a rir com os portugueses, de suas anedotas, precisam antes compreender o significado de algumas palavras. 

O termo "gozar" cá em Portugal é equivalente a "tirar um saro da cara do outro". O programa mais inteligente de humor, traz o nome "Isto é Gozar com Quem Trabalha", de Ricardo Araújo. Eles satirizam, especialmente, figuras políticas.

Outra palavra fundamental, antes de umas boas risadas, é a "piada". "Piada", enquanto termo, em Portugal significa uma "coisa sem graça", ou simplesmente, "aquela coisa que não deveria acontecer". 

Frente ao assédio sexual: "Isto não tem piada, e não é simpático. Por muito que gostasse de dizer que isto não me incomoda, incomoda...", escreveu Krista, acrescentando que "isto acontece todos os dias a jornalistas mulheres e tem que parar". (Notícias ao Minuto)

Inclusivamente, quando uma anedota é engraçada, podemos dizer que ela "tem piada", porque o termo "engraçado" significa uma coisa boa, bacana, gira (bonita). Então, uma "piada engraçada" seria uma "anedota que tem piada".

Tendo havido a compreensão de alguns termos básicos, como "piada", "gozar" e "engraçado", dentro da realidade portuguesa, podemos então rir das anedotas. Sim, as chamadas piadas do Brasil, são as anedotas de Portugal.

Eles não contam anedotas dos brasileiros. Algumas das "piadas" (ou melhor, anedotas) que contamos no Brasil, sobre os portugueses, eles contam-nas dos alentejanos. O Alentejo ("para além do rio Tejo"), tem um estilo de vida mais rural. Lugar lindo, onde se come bem, mas onde a vida parece fugir mais lentamente. Aliás, em algumas coisas lembram os mineiros, em outras os baianos.

Vamos a uma curta, que podíamos contar sobre os baianos: "Sabem porque é que os alentejanos não comem iogurtes? Porque quando chega ao estômago, já passou o prazo de validade...".

Enfim, estamos ainda a re-configurar a nossa "caixinha de risadas". Esperamos em breve, rir de todas as anedotas.

Instagram: @vacilius.lima

Foto: Azenhas do Mar, na região de Sintra. A propósito, sem nenhuma anedota, nem fazer a ninguém gozar, tivemos um dia "engraçado", ou melhor, um dia bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário