Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

A Re-construção da nossa Imagem (Portugal não é Brasil - IX)

"O brasileiro já chega com saldo negativo. Depois, de algum tempo ele "zera". E leva muito tempo para que fique positivo. E ainda assim, sempre será o brasileiro." 

Ouvimos isso de um português, mais chegado, e que costuma abrir o coração e dar-nos dicas preciosas.

Por que este descrédito? Porque não inúmeras as histórias de malandragem, e do "jeitinho brasileiro", contra a boa-fé de muitos portugueses. 

Brasileiros em Portugal, precisam vigiar dobrado. Não só para não quebrar a Lei, mas para não fazer nada que soa mal ao "olhar preconceituoso" do português. "Olhar preconceituoso" é uma referência ao "pré-conceito" construído com embasamento. 

Somos nós que devemos re-construir, a nossa própria imagem. Coisas simples podem ajudar. Falar que vai, e vai. O "sim-sim", "não-não" é precioso. 

Outra importante acção (ação) nesta re-construção é não criticar os portugueses, e aos seus gostos. Pelo contrário, apreciar sua cultura.

Também, importante é, não falar alto em lugares públicos, e não fazer barulho aos vizinhos. É constrangedor e desrespeitoso. 

Há exceção "pré-conceito"? Sim. Desde que chegamos a Portugal, já no segundo mês, até hoje, temos crédito numa Loja de Queluz. Naquela altura, fizemos o orçamento do Frigorífico (Geladeira) e Máquina de Lavar-Roupas. Os donos, olharam para nós, e disse a senhora: "Já vi quem são vocês. Podem comprar o que quiserem, e pagam-nos como puder." Então, fizemo-lo. Tudo já foi pago. E no final do ano, precisamos de algo, voltamos lá, e compramos da mesma forma. E, novamente, pela graça do Senhor, antes do tempo previsto, já pagamos.

Outra experiência, de bom testemunho, e re-construção da imagem brasileira, foi encostar num carro, no estacionamento do Mercado, e deixar um bilhete com o nosso número de Telemóvel (celular). E, depois do orçamento, efetuamos o pagamento do serviço. O dono do carro ficou muito agradecido, e não poupou palavras para enaltecer a atitude.

Penso que em acções como essas, não há apenas uma re-construção de imagem, mas sim a manifestação da glória de Deus. 

Experiências como essas, demonstram que precisamos tanto de boa consciência, como do poder de Deus, para que as coisas aconteçam.

Nesta altura, pode haver algum brasileiro a questionar o outro lado da moeda. E a imagem do português que nos foi explorar? E a resposta é simples e óbvia: "Quem deseja viver na terra deles, precisa livrar-se dos pré-conceitos, se deseja o mesmo para si."

Boa re-construção de imagem, com cuidado e a bênção do Senhor. 

Instagram: @vacilius.lima

FOTO: Piscina Natural de Penha Garcia - Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário