Raquel não era única com responsabilidade pastoral. Havia um grupo de pastores (29.3-4). A ideia de Colegiado hoje, é interessante.
As ovelhas não eram de Raquel. O rebanho pertencia ao seu pai Labão (29.9). Aí está um princípio joia. As ovelhas que pastoreamos não são nossas; são do Pai.
Raquel e os pastores levaram as ovelhas para beber água e guardá-las (29.7-8). Eles conheciam as necessidades das ovelhas. Também nós, pastores eclesiásticos, precisamos buscar o melhor pra ovelhas de Jesus.
Esses princípios são válidos para o pastorado hoje, mas o organograma não. O modelo ensina como fazer, mas o organograma define quem vai fazer. Raquel cuidava de ovelhas-bichos-animais.
Não havia uma definição doutrinária acerca de Teologia Pastoral nesse contexto. Cuidar de animais é uma coisa, cuidar de Igreja é outra. Aliás, a grande problemática não está no facto das mulheres pastorearem.
Quem não faz distinção entre governo e dom, posição e ministério, mistura as coisas.
Quem não faz distinção entre governo e dom, posição e ministério, mistura as coisas.
O problema não é necessariamente o termo "pastora", mas o que se entende culturalmente quando se ouve "pastora". Se trouxer a ideia de que ela está acima dos homens-casados e também de outros líderes, contamina a Teologia Pastoral e fere os princípios pra família. Talvez por isso Paulo fala ser vergonhoso a mulher falar na Igreja. É vergonhoso no sentido de fazer calar o marido e assumir à frente.
O pastorado de gente pode ter sim o cuidado pastoral das mulheres, mas não permite "autoridade de homem". Esse termo parece machista, mas não deve ser considerado assim porque Paulo o usa numa carta pastoral para ensinar que, na Igreja, o governo está sobre os ombros dos homens (1 Tm. 2.12) numa perspectiva de "hierarquia funcional" e não de superioridade opressora ou rival.
A questão não é diminuir a mulher, mas sim protegê-la de se expôr a uma responsabilidade extremamente pesada.
Minha esposa pastoreia comigo, mas não usufrui desse título porque, culturalmente, traz em si implicações de autoridade sobre o rebanho. Por outro lado, já presenciei um modelo bem bíblico mesmo sendo alguém chamada de pastora: era um Colegiado e dentre os pastores estava a pastora responsável pelo ministério infantil. Algo bem delineado. Achei interessante.
Repito: a problemática é não fazer distinção entre o governo e dom, entre a posição de autoridade e liderança e o ministério de cuidar de corações.
Raquel não era filha de Jacó, conforme no senhor afirmou em gehrsGê 29:9. Ela era filha de labao.
ResponderExcluirEzato filha de labao
ExcluirÉ verdade. Tens razão. Re-li somente agora. Depois de tanto tempo. E já arranjei.
ExcluirDavi tbm cuidava das ovelhas de seu pai, assim como Raquel!
ResponderExcluirDeus escolhe quem ele quer! Até pq,cajado Deus só da a quem tem responsabilidade com as ovelhas. E Deus sempre comparou o rebanho de Cristo Como ovelhas.
Muito interessante que depois de 2 mil anos de fundação da igreja,e beirando o fim dos tempos,as mulheres tenham se liberadas dessa cultura machista.
ExcluirAgora podem ser presbitera, apostula, pastora etc.
E não só de forma carinhosa, mais normativa de carteira de convenções e tudo.
Poxa! Demorou muito até a ignorância cultural machista desde a época de Jesus até mmeiado desse século, viesse liberar essas pobres mulheres.
Quem sabe não avançaremos até titularas como simi Deus.
Pobres ignorantes líderes dos primórdios da igreja até agora,que oprimiram tanto essas servas de Deus.
"Pobre homens" de Deus que fundaram as assembléia de Deus e foram omissos a essa liberdade.
Até que em fim apareceu os novos "intérprete" da bíblia,para resolver essa injustiça.
Mais isso ainda não foi resolvido, a grande maioria da classe masculina e até as mulheres continua com esse conceito. Não é preciso que a titulem como semi Deus, só que entendam que as mulheres são inteligente e muito mais rendida as vontade de Deus do que nós homens. Elas são capazes, e São muito responsável, e não tem essa de grande responsabilidade, porque responsabilidade maior é a família e filhos, é tem homens, e muitos deles conhecedores da palavra de Deus que abandonam, deixam elas a propria sorte. E eles conseguem Seguir entretenimento, é difícil mais conseguem. Isso é muita responsabilidade e não se é visto.
ExcluirBela resposta 👏👏👏 a maioria dos homens nao entende que precisam de mulheres para ser sua ajudadora.
ExcluirTemos q respeita tem mulher q cuida
ResponderExcluirMelho de uma igreja do q muitos pastores
Mulher tbm é capaz,a questão é que não levantou sacerdotisa ou opostolisa mas sim sacerdotes mas as mulheres são essenciais na igreja,na família e na sociedade
ResponderExcluirImaginem uma sociedade sem mulher?
ExcluirImagine Adão sem Eva?
Não que eu concorde, não seria melhor Deus ter feito dois Adão?
Assim não correria o risco de uma mulher ser autoridade sobre um homem. Deus fez a mulher pra se nossa passeira m, não nossa inimiga!
Ele fez e ainda disse, torna-se os dois uma só pessoa, é os homens querem ser mais deus do que o próprio Deus. Deus disse que tanto o homem como a mulher, os dois seriam imagem e semelhança do próprio Deus!
Salve as Escrituras A Palavra do nosso SENHOR JESUS CRISTO ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
ResponderExcluirMais a bíblia não fala que são pastores de pessoas,,,sempre fala pastores de ovelhas,,
ResponderExcluirResumindo ovelhas são consideradas pessoas certo
Raquel era pastora de ovelhas
Por que raquel não podia ser pastora de pessoas sendo que ela era de ovelha,,
E ovelha na bíblia significa pessoas
Se Raquel não poderia ser pastora sendo que apacentava_se ovelhas como Davi então nesta lógica ou existe pastora e pastor ou não existe nenhum dos dois além do único pastor que deu a vida por suas ovelhas jesus obviamente é o único pastor verdadeiro da história.
ResponderExcluir