Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 19 de agosto de 2012

Uma Queda Para o Alto

"O novo livro de Diogo Mainardi é uma comovente narrativa sobre seu filho que nasceu com paralisia cerebral e uma portentosa representação intelectual das emoções". (Veja de 22/08/12)

A reportagem de Mario Sabino sobre o livro "Uma Queda Para o Alto" escrito por um autor de quatro outros romances, Diogo Mainardi - aquele do Manhattan Connection da Globo News, que se via onisciente nessas obras e que agora tem a sua vida escrita por garotinho de pernas tortas. 

Vou comprar e ler o livro, mas só pela reportagem dá pra perceber que uma possível grande lição é que não somos os autores definitivos de nossa própria história. O nosso enredo tem participação e até protagonismo de muita coisa que foge ao nosso controle, e que se pudéssemos seria diferente.

Esse livro nos ajuda, mas vai na contra-mão da auto-ajuda barata. Aquela que diz: "Se você acreditar tudo vai dar certo". O que é o certo? Um filho nascer com paralisia cerebral? O conceito de certo para Diogo é de aprender com filho e não de não ter um filho assim. 

Não é assim como muita coisa na nossa vida? Ter fé, acreditar, lutar, vencer... pode ser sinônimo de choro, renúncia, dificuldades, deserto e aprendizado nas intempéries que não gostaríamos de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário