Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gospel e Sacro

Qual é a música? Ou melhor, o estilo de música que você gosta? Rock, samba, axé, MPB... Não importa o ritmo, a batida, o estilo, tudo pode ser "gospelnizado".

Agora pouco estava estudando inglês e apareceu a palavra "gospel". E já havia me esquecido. "Gospel" é "Evangelho". E música gospel deveria ser música calcada no Evangelho, tirada  dele, definida por ele, uma proclamação de suas palavras.

No entanto, na história da música brasileira a música gospel virou sinônimo de banda, de estilo diferente do tradicional, um movimento libertador do "sacro". Aliás, o que é "sacro"? É o que é "santo", e no entanto virou sinônimo de "arcaico".

É a velha tensão linguística entre o signo e o seu significado. A música na Igreja está sob o signo do gospel e do sacro, mas nem sempre corresponde ao significado do Evangelho e do Santo. Qual o significado do Evangelho e do Santo na música?

A música na Igreja deveria ser mais que estilo, mais que preocupação com ritmo. Ela deveria ser uma expressão do Evangelho genuíno e da santidade ao Senhor em múltiplos estilos, sem o preconceito do novo nem do velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário