Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Black Friday

Que mania a nossa de copiarmos tudo o que acontece lá fora e então americanizamos algumas práticas e achamos que estamos no mesmo nível.

A chamada "Black Friday" nos Estados Unidos traz produtos com até 90% de desconto. A nossa imitação aqui é paraguaia. Achamos sim produtos bem mais baratos, mas nem com 70%  de desconto. Bom falto dos itens que procurei: passagens aéreas e games.

Assim acontece em todas as outras áreas. Não nos preparamos para imitar à altura da excelência. Talvez as únicas coisas que imitamos bem são as coisas que não prestam. Nessas os brasileiros vão além.

Somos brasileiros. Somos inteligentes, criativos e capazes. Talvez o problema é que cantamos "deitados eternamente em berço esplêndido" e achamos desde sempre que devemos ficar esperando o que vem de fora numa postura não só de receptividade, mas de dependência.

A Literatura conta que assim foi desde o Descobrimento (ou Invasão). E continua dessa forma inclusive nas Igrejas. Até as invencionices que ferem a sã doutrina são mais interessantes que a simplicidade do Evangelho, quando lá de fora vem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário