Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rubem Alves Pra Mim...

Já no final da minha adolescência comecei a descobrir o encanto dos livros a partir da filosofia e da teologia. Um dos meus primeiros livros, nessa fase, foi "Conversas Com Quem Gosta de Ensinar" de Rubem Alves. Explico melhor "nessa fase": já havia lido alguns livros como "Memórias de um Fusca" e outros contos. "Nessa fase" merece a nota de que ela dura ainda hoje porque nunca mais deixei de ler gente que pensa.


Em entrevista no Programa do Jô (01/06/2011), que tive acesso só agora, ele fala de seu livro "Variações do Prazer" e propõe um passeio pela Teologia (Agostinho), Filosofia (Nietzche), Economia (Marx) e Culinária (Babett). Fiquei curioso e ainda mais encantado com a genialidade desse pedagogo, que escreveu mais de 80 livros.

No entanto, muito me entristeço ao saber que ele perdeu a razão ao perder a fé. Fez Teologia em Princepton. Faz citações até da Bíblia como texto sagrado, mas não demonstra temor algum e sujeição ao Evangelho. Depois do câncer se voltou criticamente contra Deus. Esse Rubem Alves eu não admiro.

Que bom que eu e você podemos aproveitar o que as pessoas tem de melhor.


Um comentário:

  1. Ufa.. ao Ler Este Artigo agora entendo..
    em um de seus Livros eu me lembro ele Dizendo.. "Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros... Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres.." de uma maneira que deixou de fazer muitas coisas em sua vida por ate esquecer do Simples de Seu Criador... e termina de uma maneira triste dizendo... "Mas, já viram, tenho oitenta e cinco anos, e sei que estou morrendo..."...

    ResponderExcluir