Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 26 de agosto de 2012

Mateus 24 para Pré-Tribulacionistas

Com que óculos você lê Mateus cap. 24? Alguns acreditam que todas as coisas descritas ali serão vivenciadas pela Igreja. Já outros acreditam que ela será arrebatada antes. 

Nossa leitura é a partir da perspectiva Pré-Tribulacionista. 

A primeira questão é: À quem Mateus escreve? O público-alvo de Mateus é povo judeu. Daí melhor entendemos o "sacrilégio terrível" a ser realizado no templo (24.15). A Judéia é apontada como um local dos acontecimentos (24.16). 

Outra questão: "Qual o Evangelho será pregado nesse período?" O Evangelho do Reino que é próprio para a Grande Tribulação, pois é nesse período que Deus tratará de forma específica com Israel e salvará o seu remanescente (Rm. 11.25-32). Hoje pregamos o Evangelho da Graça. As portas estão abertas a todos.

Mais uma pergunta: "Que tipo de tribulação é essa?" Como nunca houve. E olha que Jesus está falando com os judeus, que passariam por perseguição escabrosas desde o Império Romano, passando por Hitler até a atual perseguição dos árabes muçulmanos e palestinos. E ainda não será o fim. Será mesmo uma "Grande Tribulação".

Uma dificuldade: "Se a Igreja será arrebatada depois, como fica a sequência do capítulo que menciona a Vinda de Jesus depois desses dias?" (24.27-31) É que a "Parousia" (Segunda Vinda de Cristo) se dará com o Arrebatamento da Igreja (1 Ts. 4.13-18) e depois com a Vinda do Senhor para pisar nessa terra para o Milênio, quando todo olho o verá (24.30).

"Quem são aqueles que serão deixados?" (Mt. 24.30-31) Serão deixados aqueles que creram na Grande Tribulação e entrarão no Milênio com Cristo. Os que serão tirados o serão para o Juízo Final.

E quando acontecerá tudo isso? (24.3) "Jesus falou que todas essas coisas aconteceriam naquela geração ainda?" (24.34) Charles Ryrie diz que "esta geração" é uma referência à "raça". 

O que achou? Faz sentido? Seria interessante vermos também sob outras perspectivas.

Instagram: @vacilius.lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário