Nossa leitura é a partir da perspectiva Pré-Tribulacionista.
A primeira questão é: À quem Mateus escreve? O público-alvo de Mateus é povo judeu. Daí melhor entendemos o "sacrilégio terrível" a ser realizado no templo (24.15). A Judéia é apontada como um local dos acontecimentos (24.16).
Outra questão: "Qual o Evangelho será pregado nesse período?" O Evangelho do Reino que é próprio para a Grande Tribulação, pois é nesse período que Deus tratará de forma específica com Israel e salvará o seu remanescente (Rm. 11.25-32). Hoje pregamos o Evangelho da Graça. As portas estão abertas a todos.
Mais uma pergunta: "Que tipo de tribulação é essa?" Como nunca houve. E olha que Jesus está falando com os judeus, que passariam por perseguição escabrosas desde o Império Romano, passando por Hitler até a atual perseguição dos árabes muçulmanos e palestinos. E ainda não será o fim. Será mesmo uma "Grande Tribulação".
Uma dificuldade: "Se a Igreja será arrebatada depois, como fica a sequência do capítulo que menciona a Vinda de Jesus depois desses dias?" (24.27-31) É que a "Parousia" (Segunda Vinda de Cristo) se dará com o Arrebatamento da Igreja (1 Ts. 4.13-18) e depois com a Vinda do Senhor para pisar nessa terra para o Milênio, quando todo olho o verá (24.30).
"Quem são aqueles que serão deixados?" (Mt. 24.30-31) Serão deixados aqueles que creram na Grande Tribulação e entrarão no Milênio com Cristo. Os que serão tirados o serão para o Juízo Final.
E quando acontecerá tudo isso? (24.3) "Jesus falou que todas essas coisas aconteceriam naquela geração ainda?" (24.34) Charles Ryrie diz que "esta geração" é uma referência à "raça".
A primeira questão é: À quem Mateus escreve? O público-alvo de Mateus é povo judeu. Daí melhor entendemos o "sacrilégio terrível" a ser realizado no templo (24.15). A Judéia é apontada como um local dos acontecimentos (24.16).
Outra questão: "Qual o Evangelho será pregado nesse período?" O Evangelho do Reino que é próprio para a Grande Tribulação, pois é nesse período que Deus tratará de forma específica com Israel e salvará o seu remanescente (Rm. 11.25-32). Hoje pregamos o Evangelho da Graça. As portas estão abertas a todos.
Mais uma pergunta: "Que tipo de tribulação é essa?" Como nunca houve. E olha que Jesus está falando com os judeus, que passariam por perseguição escabrosas desde o Império Romano, passando por Hitler até a atual perseguição dos árabes muçulmanos e palestinos. E ainda não será o fim. Será mesmo uma "Grande Tribulação".
Uma dificuldade: "Se a Igreja será arrebatada depois, como fica a sequência do capítulo que menciona a Vinda de Jesus depois desses dias?" (24.27-31) É que a "Parousia" (Segunda Vinda de Cristo) se dará com o Arrebatamento da Igreja (1 Ts. 4.13-18) e depois com a Vinda do Senhor para pisar nessa terra para o Milênio, quando todo olho o verá (24.30).
"Quem são aqueles que serão deixados?" (Mt. 24.30-31) Serão deixados aqueles que creram na Grande Tribulação e entrarão no Milênio com Cristo. Os que serão tirados o serão para o Juízo Final.
E quando acontecerá tudo isso? (24.3) "Jesus falou que todas essas coisas aconteceriam naquela geração ainda?" (24.34) Charles Ryrie diz que "esta geração" é uma referência à "raça".
O que achou? Faz sentido? Seria interessante vermos também sob outras perspectivas.
Instagram: @vacilius.lima
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