Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Impunidade gera criminalidade

O Brasil acabou de ganhar mais um título: cresceu no ranking entre os países mais violentos e perigosos com taxa de homicídio elevada para 5.733 mortes num ano apenas. Matou-se mais que o dobro no Brasil em 2012 que em 1 ano de Guerra entre a Rússia e Chechênia. Estamos juntos com alguns países subdesenvolvidos da África com a Zâmbia, a Colômbia e a Venezuela. 

Sabe o que afirmou o Jornal Nacional do dia 27 de Maio? Que a maior causa é a impunidade. Impunidade gera criminalidade, disciplina gera temor.

A impunidade começa com a indisciplina de crianças mimadas que não podem ouvir um não. As Leis hoje protegem o menor infrator. Ele pode matar, mas em nome de seus direitos não pode ser chamado de assassino. As autoridades policiais são desestimuladas a aplicar a disciplina. Aqueles que governam não precisam do mínimo investimento que recebe a Segurança Pública. Seus carros blindados faz com que olhem como algo não muito importante a segurança do povo.

E na Igreja de Jesus? Dá pra cuidar de perto das pessoas nessa rotatividade de hoje? Igrejas mais se parecem com Rodoviárias - onde as pessoas apenas passam. Talvez a melhor comparação fosse uma Casa de Shows onde se diverte, ou simplesmente uma Loja de Fast Food onde se entra pra consumir rapidinho o que se quer, e nada mais.

Russell Shedd diz que o que diferencia a Igreja de um Clube é a disciplina. O que temos feito com as nossas crianças? Não é em casa que a Igreja começa? O que temos ensinado e requerido dos nossos jovens? Como temos encarado como encaram o casamento?

A Igreja precisa reassumir a sua posição de sal e luz do mundo sim. E como a sua Liderança se comporta frente ao pecado é determinante nesse processo:

“por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, para brilhar sobre aqueles que estão vivendo em trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz.” (Lc. 1.78-79)

Nenhum comentário:

Postar um comentário