Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nefhilim: gigantes e heróis

"Nefhilim" é uma palavra hebraica cujo significado original é "caídos" e não "gigantes" como se divulgou a partir de uma tradução rabínica 250 a. C. (Septuaginta: tradução grega das Escrituras hebraicas). Esses "nefhilim" não eram semelhantes aos gigantes filhos de Anaque (Nm. 13.33).

"Filhos de Deus" comumente é uma referência aos "anjos de Deus" no Antigo Testamento bem como "estrelas". "Onde você estava quando lancei os alicerces da terra?...enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os filhos de Deus se regozijavam?" (Jó 38.5, 8)

O que houve então em Gênesis 6.4? Houve uma anomalia que Deus não tolerou e resolveu por um fim; e então o dilúvio.

Por que uma anomalia? Porque os "filhos de Deus" tiveram relações com as "filhas dos homens" e daí surgiram esses "heróis do passado".

Alguns vão defender que "os filhos de Deus" se tratava da linhagem piedosa de Sete. Mas, uma linhagem piedosa ao se misturar a uma linhagem comum enfraqueceria e não geraria homens evoluídos.

Qual a dificuldade em aceitar que foram anjos caídos? Os anjos caídos são capazes de se relacionar em vários sentidos: "E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e as relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo." (Jd. 6-7)

E hoje poderia acontecer? Não mais porque Deus exterminou aquela raça evoluída no dilúvio, e o que houve depois foram os gigantes naturais (aqueles filhos de Enaque), bem como hoje pode haver "homens evoluídos".

(Obs.: dentre todas as dificuldades que se apresentam, a que mais me incomoda é: "Por que esses anjos caídos podiam ter relações e gerar filhos antes do dilúvio, e hoje eles até podem se relacionar através de um corpo - como acontece em caso de possessão - sem, porém, gerar filhos?")

Nenhum comentário:

Postar um comentário