Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Eu faço parte de uma "Igreja Parede Preta"

Podemos dividir as igrejas em dois grupos? De um lado todas as igrejas de parede preta, e do outro todas as igrejas de pintura mais clara. Parece-me que as cores das paredes não são tão decisivas assim.

Já viram algumas lojas de sapatos por exemplo, que pintam as paredes de preto? Para dar destaque ao que querem vender. Por que faz sentido tudo mais escuro? Porque importa o que vai ser ministrado, o foco está na adoração e na pregação.

E a importância do irmão que se senta ao meu lado? Há lugar para olhar nos olhos no Grupo de Crescimento durante a semana.

Na "minha" parede preta não há um chamado ministério de dança. Simplesmente as pessoas são livres se quiserem expressar a sua exultação com alguma expressão corpórea. 

Há também uma forte cultura de honra, e sinto muito que não haja em todas as igrejas de Deus. E vejo bem que há uma diferença entre o "lamber botas" e uma manifestação de carinho que brota de um amor sincero. 

E a teologia da prosperidade ou a prática psicológica coach? Pode haver por aí, e até em muitas outras de parede branca, entretanto, onde estou aprendemos a ser generosos porque já recebemos e não porque queremos receber. Não há trocas nem negociações com Deus. 

Onde estou há um olhar missionário. Não é uma igreja para dentro. É uma igreja escura nas paredes que, entretanto, vê claramente a sua responsabilidade missional. 

O casamento também é um ministério olhado com carinho e atenção. Há muito trabalho dedicado à família. 

E a pregação? É bíblica. Abre-se a Bíblia e prega-se a favor da santidade e contra o pecado. Prega-se sobre permanecer firmes enquanto passamos por tribulações. Prega-se a não negociarmos com Deus. Prega-se a ser discípulos de Jesus e sua missão. Prega-se sobre a Eternidade e Segunda Vinda de Cristo. 

A propósito, talvez, alguns estranhem que as pregações sejam bem objetivas e há poucas músicas, normalmente 3, no máximo 4. Aliás, toda a celebração dominical acontece em cerca de 1 hora e 30 minutos. Até os Grupos de Crescimento acontecem entre 1 hora e 1 hora e 30. 

E os pastores? São homens sérios e dedicados no cuidado. São transparentes em suas fraquezas e aspirações. São gente feito a gente que ama a Igreja de Cristo.

Enfim, Jesus disse que edificaria a sua Igreja e somos gratos por estarmos comprometidos com Ele, neste fazer e ser igreja cá em Portugal, e mais precisamente na CCLX (Comunidade Cristã de Lisboa), uma igreja que por acaso, ou propositadamente, tem paredes pretas. 

Segue o Instagram: @vacilius.santos.

Um comentário:

  1. Faço parte de uma igreja de parede preta e sinto falta da pregação de salvação, vinda de Cristo.

    ResponderExcluir