Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 27 de maio de 2014

A formação do coração do casal

Um é o coração da esposa, um é o coração do marido. Ambos, cada um mesmo, precisam estar imbuídos conscientemente do processo de aprendizagem e formação do coração do casal, que é um outro coração.

O coração do marido precisa se manter vivo bem como da esposa, cada qual na sua individualidade. Respeito à individualidade do coração do outro precisa existir. Quais os sonhos pessoais, da individualidade, do outro?

Individualidade sim, individualismo não. Individualismo mata o processo de formação do coração do casamento.

O casamento, o lar, precisa de um só coração - o coração do casal. 

Renúncia, espera, compreensão precisam existir o tempo todo, e se manifestam em questões muito básicas:

Os dois precisam ganhar juntos e gastar juntos. Os sonhos pessoais precisam ser postos na mesa e os dois precisam optar por aquele, ou um outro, que será melhor para a família. Não pode haver um investimento diferente do sonho comum - e aí os gastos precisam corresponder ao coração do casal.

E na área sexual e de disciplina de filhos? São duas outras questões tão delicadas quanto a financeira. Normalmente se pensa diferente a partir do seu próprio contexto, formação e visão de mundo. E na prática é comum o desconforto, a discordância, a chateação e o egoísmo.

Em primeiro lugar: diálogo. Muita conversa. Questionamento mútuo das motivações, dos porquês, daquilo que agrada e é confortável, daquilo que é difícil e até traumático, ou quem sabe inconcebível. Aí precisa entrar o amor manifesto em renúncia.

Discussão não resolve. Acusação e incompreensão pioram ainda mais. Uma boa saída frente as dúvidas e discordâncias é a oração. Oração não só pessoal, mas oração honesta, juntos. 

A leitura de bons livros na área de casamento, e leitura juntos, pode ajudar muito, bem como a busca de bons conselheiros, maduros e que vivam bem.

Bom trabalho pra você que está comprometido na busca do coração do casal, ou como disse um amigo: "Procure um transplante da parte do Senhor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário