Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Se Eu Fosse Você, Eu...

"Se eu fosse você, eu..." Alto! Pare um pouco por aí! Você não é eu. Então se você fosse eu, não existe. E se eu fosse você, impossível também.

"Se eu fosse você" não existe. O que existe sou eu em mim, e você em você. 

Então o melhor conselho é quando alguém que não é você, olha pra você com respeito e consideração, e busca discernir o que é melhor pra você em você mesmo.

Bem, pensando bem, nos colocar no lugar do outro é um ato de misericórdia. Tudo bem nos colocar no lugar do outro, mas essa suposta "encarnação" nos problemas alheios tira a autenticidade do sofredor em seus sofrimentos. É desrespeitoso.

A compaixão é nos colocar no lugar do outro pra sofrer junto com ele, não um ato "mágico" de tirar o outro de cena.

"Se eu fosse você" eu não seria eu, e consequentemente não precisaria de mim. 

Então vamos cada um viver o seu próprio "eu" e nosso próprio "nós", e aí vamos dizer com legitimidade: "você poderia isso ou aquilo".

Bom deixa eu parar "elucubração filosófica" e dizer de maneira bem prática e direta: "Você é eu e eu não sou você". Pare que esse negócio ridículo de "se eu fosse você" e vamos respeitar a realidade de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário