Foi já esteve em Betel? Já descansou em Maanaim?
Não estou falando do "topos". A questão não é geográfica. Betel ficava no Vale de Jaboque e Maanaim próximo dali, mas o principal é o motivo da escolha do nome, naquele lugar. Por que Betel e Maanaim?
Betel ficou estabelecido a partir do encontro que Jacó teve com Deus. Sabe aquele sonho da escada, onde subiam e desciam os anjos? Foi ali que aconteceu Betel, foi ali que Jacó lutou com o anjo e foi abençoado.
Maanaim acontece mais tarde depois que Jacó foge de Labão. Foram anos de renúncia da parte de Jacó e de tentativa de mudar a bênção do Senhor por parte de Labão.
Jacó obedece ao Senhor e sai ao encontro de Esaú - numa atitude de quebrantamento, parece se arriscar, mas vai se consertar com o seu irmão.
O que acontece quando Betel e Maanaim se encontram? Betel: encontro com Deus. Maanaim: acampamento de Deus.
Quem se encontra com Deus (Betel) deseja permanecer em sua presença sempre (Maanaim).
Deus não deseja gente que se encontre com Ele e ponto. Deus busca quem, depois de se encontrar com Ele, puxe a cadeira, se sente, tome um café, ande e viva sempre com Ele. Esse são os verdadeiros adoradores que o Pai procura (Jo. 4.23-24).
Deus se acampa em sua vida toda? Lembre-se que somente quem de Maanaim desfruta pode sair ao encontro de Esaú pra resolver todas as suas pendências. Betel é a sala da presença de Deus e Maanaim a ante-sala do enfrentamento com os nossos desafios.
Lutar na vida sem sentar na sala de Deus (Betel) e sem se sentar na ante-sala das nossas lutas (Maanaim) é se declarar sozinho e tolo.
(Obs.: Reflexão baseada no livro de Gênesis (cap. 28 a 32)
Nenhum comentário:
Postar um comentário