Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pós-Milenismo e Amilenismo (Fórum de Escatologia V)

Existe uma linha tênue entre o Pós-Milenismo e o Amilenismo, tanto que ambos reivindicam Agostinho de Hipona como o seu referencial.

O chamado Santo Agostinho escreveu "Cidade de Deus", em que faz comparação entre a Cidade de Deus, fundada por Abel, no mundo espiritual, uma cidade celeste, e a Cidade dos Homens fundada por Caim. 

É nesse paradoxo que se manifesta o Reino de Deus. 

Tanto os Pós-Milenistas como os Amilenistas, defendem esse reino espiritual no coração dos crentes. Para ambos, o Governo de Cristo está no coração dos crentes. 

No entanto, há um diferencial entre estas duas posições:

Os Pós-Milenistas acreditam que o Evangelho, vai ganhando espaço cada vez maior, e assim o Reino será estabelecido. O Milênio ainda virá, a medida que a Igreja avançar. 

Já os Amilenistas, por sua vez, defendem que a manifestação do Reino limita-se ao coração dos salvos. Uma implicação natural para esses é entender, simbolicamente, inclusive a prisão de Satanás. Essa prisão confere um raio de ação. Ela não é absoluta. 

A mensagem prática dessa linha tênue é que a Igreja precisa avançar, e Cristo Jesus já se manifesta hoje, como o Senhor de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário