Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Fórum de Escatologia V - Linha tênue

Existe uma linha tênue entre o Pós-Milenismo e o Amilenismo, tanto que ambos reivindicam Agostinho de Hipona como o seu referencial.

O chamado Santo Agostinho escreveu "Cidade de Deus" que faz comparação entre a Cidade de Deus fundada por Abel no mundo espiritual, uma cidade celeste, e a Cidade dos Homens fundada por Caim. É nesse paradoxo que se manifesta o reino de Deus. 

Tanto os Pós-Milenistas como os Amilenistas defendem esse reino espiritual no coração dos crentes. Para ambos o Governo de Cristo está no coração dos crentes. No entanto, há um diferencial:

Os Pós-Milenistas acreditam que o Evangelho vai ganhando espaço cada vez maior e assim o Reino será estabelecido. O Milênio ainda virá a medida que a Igreja avançar. Já os Amilenistas por sua vez defendem que a manifestação do Reino se limita ao coração dos salvos. Uma implicação natural para esses é entender simbolicamente inclusive a prisão de Satanás. Essa prisão confere um raio de ação. Ela não é absoluta. 

A mensagem prática dessa linha tênue é que a Igreja precisa avançar e Cristo Jesus já se manifestar hoje como o Senhor de nossas vidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário