Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

As Duas Ressurreições e osTrês Julgamentos? (Fórum de Escatologia VI)

O profeta Daniel  afirma que uns ressuscitarão para a vida eterna, e outros para a vergonha e desgraça eterna (Dn. 12:2). Neste texto, não há especificação se acontecerá, ou não, em um mesmo julgamento.

A primeira ressurreição é para os salvos:   "O restante dos mortos não voltaram a viver até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição (Ap. 20:5). Esses são aqueles que já dormiram em Cristo (1 Ts. 4:13-18).

"Felizes são aqueles que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles. Serão sacerdotes de Deus e de Cristo; e reinarão com ele durante mil anos." (Ap. 20:6)

A segunda ressurreição é, especificamente, para a condenação dos incrédulos e todos os inimigos de Deus: "O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito." (Ap. 20:13)

Esse julgamento, para os não salvos, é o Trono Branco: "Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o mar fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte." (Ap. 20:11, 14)

Aqueles que participaram da primeira ressurreição serão julgados a título de galardão: "Pois todos nós devemos comparecer perante do tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticada por meio do corpo, quer sejam boas, quer sejam más." (2 Co. 5:10)

Qual seria então um terceiro julgamento? É o julgamento das nações (Lc. 19:11-27 cf. Mt. 25). O justo juiz haverá de julgar os reinos e as autoridades.

Enfim, se você já um salvo em Cristo Jesus, terá parte na Primeira Ressurreição. E todos aqueles que não estão em Cristo, precisam crer nEle enquanto em vida, porque depois só restará o Julgamento Final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário