Humor tem a ver com pré-disposição emocional para um posicionamento de boa influência e boas respostas à vida. Nesse sentido seria fácil dizer que Deus é bem-humorado. Olhe para a criação em sua diversidade e coloridos e verá isso.
O que me chama a atenção é que a Igreja Romana pintou a mentalidade cultural através de suas artes, e especialmente da pintura, um Jesus triste, reflexivo, cabisbaixo. Fato esse que gerou um protótipo de um Cristo que não sorri.
Jesus sorria? A Bíblia registra que Ele chorou (Jo. 11.35). Então ficamos com essa imagem.
E as festas? As festas não são lugares de clima agradável e de sorrisos? Jesus participou de várias. E em uma delas ele transformou a água naquilo que é símbolo de alegria, o vinho (Jo. 2.1-12 cf. Sl. 4.7; Jr. 48.33).
O que você imagina da parte de Jesus diante dos milagres? Ele presenciava reações de lágrimas de alegria, saltos e sorrisos nas curas, de que maneira? Dá pra imaginar um Jesus acabrunhando depois de ter feito o que gostaria de fazer, e o que as pessoas precisavam?
E o seu batismo? Quando Jesus ouve: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." (Lc. 3.22). Como pensar num Jesus triste aqui? A imagem é de prazer e um sorriso gostoso.
E afinal? O que o Seu Evangelho traz senão alegria em vez de espírito angustiado? (Is. 61.3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário