Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dois Fenômenos Incríveis!

Foi assim... Dormi num barco e todos os dias precisávamos soltar e puxar as cordas de travessa da proa e da popa, pois iam se afrouxando por causa do aumento do nível da água.

Estava chovendo todos o dias, e muito. Pensei: só se justifica pelas chuvas. Daí uma missionária da região me falou: “Não é por causa da chuva em primeiro lugar. A chuva pouco influencia. Mesmo que não chovesse, haveria as cheias. Sabe por quê? Porque os rios de Translação enchem de 6 em 6 meses e aqueles de Rotação enchem e voltam ao normal todos os dias, inclusive com a diferença de minutos para obedecer ao ano bissexto.

E acrescentou: “Muitos ribeirinhos ainda não acreditam que as enchentes são provocadas porque a terra muda de posição e provoca uma liberação muito maior de água nas nascentes.”

A outra experiência incrível da qual eu só havia ouvido falar foi de encontrar um veio de água embaixo da terra, antes de cavar é claro, com uma forquilha pontuda, flexível e não muito pequena. Vi e fiz. Posicionei a forquilha com a ponta pra cima, comecei a andar, e um “imã” foi entortando a ponta gradativamente para baixo, e ela – a ponta da forquilha – encontrou o  veio de água.

O que esses fenômenos lembram? Lembram que o Criador estabeleceu leis naturais contra as quais não adianta o homem tentar mudar. Outra boa lembrança é que as vivências permitem provar de uma sabedoria, que também é natural e vem de Deus – e ainda: o senso comum, quando não folclórico, pode ser tão sábio quanto a ciência.

Cabe encerrar com um tributo a sabedoria: “O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. Nasci quando não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci. Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. Quando ele estabeleceu os céus, estava eu; quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo, quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença. Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria.” (Pr. 8.22-31)

Às margens do rio Mari-Mari (AM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário