Essa foto é brincadeira. O ódio que menciono é bom e vem junto com misericórdia. Misericórdia está relacionada com ato de bondade, socorro pronto, disposição em servir. E quem deseja socorrer não pode olhar cor, hora, condição...
E temor? Normalmente o relacionamos com o medo inerte. Aquele zelo e cautela que nos inibe.
Judas (não o Iscariotes) me surpreendeu. Ele disse "...a outros ainda mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne." (Jd. 23). Misericórdia com temor e ódio?
Misericórdia e temor não parecem combinar. Uma coisa ou outra. Ou temos misericórdia ou temor e ódio. Não. Ele propõe um estilo de vida bondoso e cuidadoso ao mesmo tempo.
O que seria exercer misericórdia e temor com ódio? O ódio é para com o símbolo do pecado. A roupa contaminada deve ser odiada. A pedagogia da minha mãe me ajuda a entender na prática esse ódio. Ela nos recomendava que não usássemos roupas de quem as usava para pecar. E nem permitia que emprestássemos as nossas roupas a quem fosse usá-las para pecar.
Misericórdia é sentir a dor alheia e estender as mãos, e isso não podemos fazer aleatoriamente. É preciso zelo, cuidado e ao mesmo tempo com uma atitude de repugnância pelo pecado.
É socorrer sem nos contaminar e ao mesmo tempo sem "passar a mão na cabeça".
Muito ótima explicação, gratidão 🙏🏽
ResponderExcluir