Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 3 de novembro de 2013

Há Diálogo entre Missão Integral e Marxismo?

Eu começo a escrever esse parágrafo só para dizer que todos os outros não serão meus, e  que voltarei apenas no final para levantar  questionamentos. 

Vou compartilhar trechos da Revista Ultimato no bloco "Pergunte ao Ari" (Set/Out - 13). 

O que Filipe Reis, Parintins, AM perguntou? "A Teologia da Missão Integral dialoga com o marxismo ou mesmo se apropria de pressupostos marxistas?

"... é impossível falar ao mundo sem dialogar com os que também tentam interpretar e até mesmo transformar o mundo... Agora, se o que você está perguntando é se a teologia da missão integral lança mão do referencial teórico-marxista, a resposta é não..."

"A missão integral se estriba na recuperação de dois conceitos. O primeiro é o conceito de justiça do profetismo hebraico. No profetismo hebreu tem-se a noção de justiça, ela aparece nos grandes profetas, os quais dizem, como Amós, que a justiça deve correr como um rio que nunca seca."

"Outro referencial da teologia da missão integral é a recuperação da noção do reino de Deus e sua justiça, a ideia de que o reino de Deus é um outro sistema que se opõe ao sistema vigente, que se opõe ao capitalismo ou mesmo ao sistema soviético."

"A teologia da missão integral recupera essa noção de reino de Deus que aparece com força no Novo Testamento, a partir da pregação de João Batista, e é referendada e ratificada pela pregação de Jesus de Nazaré: arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus."

"A teologia da missão integral não tem a pretensão de implantar o reino de Deus, mas sinalizar que o reino de Deus está presente e trabalha para que a igreja seja uma mostra do mundo vindouro, "as primícias" do reino de Deus, como Paulo nos advertiu."

"E isso significará a chegada da paz, da igualdade, do direito, da responsabilidade moral e o estabelecimento de uma sociedade sem classes, justa, igualitária, solidária."

"Nós não trabalhamos com o referencial marxista porque o nosso referencial é anterior - embora, aqui e ali, tenhamos intersecções com os marxistas, pois, como disse Karl Jaspers, nenhuma filosofia do Ocidente foi desenvolvida sem que a Bíblia fosse o pano de fundo. E nem Karl Marx escapou disso."

Se pudesse perguntaria ao Ari: 

"Está claro que a Igreja sinaliza o Reino Futuro, e como parte do seu papel deve denunciar as injustiças, mas não seria muita pretensão da teologia da missão integral esperar uma sociedade sem classes, justa e igualitária sendo que "o mundo jaz no maligno"? 

Será que o máximo que conseguiríamos não seria uma sociedade mais solidária, e mesmo assim com motivações questionáveis, porque se quer abatimento nos impostos ou porque se deseja ganhar a salvação? 

O natural não seria o mundo praticar a injustiça, e a Igreja conseguiria no máximo denunciar as injustiça, por uma ação política profética?"

Instagram: @vacilius.lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário