Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fui Traído! Quero Divórcio! O que Dizer?

Acabei de ser indagado a respeito de traição e o suposto direito de separação e divórcio por causa disso. O texto argumentado nessa direção foi aquele de Mateus (19) quando Jesus permite carta de divórcio por causa da dureza do coração.

Ter direito a se divorciar não significa que seja o melhor caminho. A possibilidade de passar por uma estrada mais longa, esburacada, sinuosa, cheia de montanhas - normalmente não é a melhor decisão.

O caminho do divórcio não é o plano ideal de Deus. A referência de Mateus 19 menciona: "...não foi assim desde o princípio...". O divórcio não faz parte dos planos de Deus desde a criação.

O divórcio é uma estrada inviável porque não celebra a proposta do Evangelho, que é o perdão e a reconciliação. Aqui também está um caminho difícil, mas de restauração.

Há mais um detalhe importante: estudiosos sobre casamento dizem que a traição pode ter começo ou ser estimulada pela negligência de quem está sendo traído. Jamais justificamos esse comportamento, mas entendemos que no relacionamento conjugal um pode cavar a armadilha do outro, sem saber que está cavando a sua própria.

Imagine se há filhos no caminho? Pergunte aos psicológos e educadores quantos prejuízos.

Mesmo que não haja filhos, se divorciar é como tentar separar duas folhas que estão coladas. Pedaço de um fica no outro.

Tem direito que é melhor você evitar. E o divórcio pode ser um desses casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário