Os lobos que passam pela meia-idade começam a se isolar da matilha ao perceberem que a morte está próxima - de onde vem a presente metáfora.
A desafiadora "idade do lobo" para o homem está entre os 40 e 50 anos de idade. A fase é complexa porque o homem busca auto-afirmar sua jovialidade.
É uma fase crítica porque questiona tudo e se compara. Olha para o próprio corpo, para a realização profissional e para os seus relacionamentos.
Se está tudo bem, tudo bem - ele se acha superior e super capaz. Mas, se não estiver tudo bem, ele fará de tudo para se sentir acima do que é.
Normalmente se veste para parecer mais jovem, busca relacionamentos extra-conjugais com mulheres bem mais novas, se entrega a uma vida de promiscuidade como sinônimo de virilidade, tende a abandonar a família se o prejudica, passa a achar que Deus não o ajuda. E faz de tudo para sua realização profissional.
Enfim, ele não quer ficar sentado com a boca aberta esperando a morte chegar.
Claro que o homem que teme ao Senhor discernirá os perigos desse tempo e redobrará a sua vigilância. Esse reconhece suas limitações, entende as cãs como privilégio, compreende a sua família, se renova no Senhor e luta para seguir conquistando sem desprezar a família, o caráter e a vontade de Deus.
Boa idade do lobo aos que já nela estão e aos que a pouco entrarão nela, como eu. E que não sejamos nenhum "lobo mau" que faz "mingau" do que não pode fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário