Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

O que É Tratar a Esposa Como Vaso Mais Frágil? (1 Pe. 3:7)


A referência em pauta fala que os maridos devem tratar a esposa com honra, e que também devem ser sábios no convívio com suas mulheres. O que é isso? Honrar na convivência do lar.

“Honrar” é cooperar nas tarefas dela e voluntariamente assumir responsabilidades que podem aliviá-la. Sei que cada lar tem a sua divisão de tarefas, mas vamos pensar numa casa em que a esposa é a única responsável pelo jantar. Se o marido pede janta de fora ou leva a família para jantar fora já seria uma forma de honrar. Outra: agradecer e elogiar. O que mais seria cuidar de suas emoções?

“Conviver” na língua grega tem a mesma raiz de “coito”. “Conviver com sabedoria” seria cuidado, sensibilidade, renúncia, compreensão... na intimidade sexual. É não forçar. É não ser egoísta. O que mais seria cuidar de seu corpo e sexualidade?

Elas também são “co-herdeiras da graça de Deus”. Isso significa que também são irmãs em Cristo. E como tratamos uma irmã em Cristo? O que mais seria cuidar de sua espiritualidade?

Sendo assim, o homem não teria vontade e opinião? Seria ele uma marionete? Não. O marido deve ser firme sem se exasperar; deve servir sem se escravizar; deve ser sensível sem ser dominado.

Que o Senhor nos ajude nesse grande e principal ministério do lar, pois cuidar simultaneamente do coração, do corpo e da espiritualidade delas não é uma tarefa fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário