Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 29 de abril de 2012

A "Ingenuidade Adulta" das Crianças


O Mateus (8 anos) perguntou ao pai dele: “Pai, Deus cansa?” Depois da resposta do pai,  réplica do garoto: “Então porque Ele descansou?”

O meu filho Thales (9 anos) indagou na célula: “Se Cristo morreu pelos nossos pecados porque ainda pecamos?”

Há respostas bíblicas para as duas questões, no entanto, o que me impressiona é a pertinência dessas perguntas. As crianças se assumem em construção do conhecimento, os adultos acham que tem ou precisam ter respostas lógicas pra tudo. O problema é que nem sempre é lógica. Há perguntas sérias cujas respostas são mais complexas ainda.

É bom saber que as nossas respostas prontas, pré-fabricadas, nem sempre tem sentido espiritual e teológico.

Recorrendo aquelas "velhas" perguntas.

A resposta lógica para Deus descansou seria: “Não. Deus não cansa. Ele apenas descansou porque é bom e tra-lá-lá”. Por que temos tanta dificuldade em assumir coisas assim. É porque fogem da nossa “caixinha de conforto lógico”.

A outra: “Por que ainda pecamos?” Perguntinha intrigante. Por que você peca? Por que eu peco? Ah! Por que temos a natureza pecaminosa. Vamos parar de usar a teologia bíblica para nos acomodar às nossas fraquezas. Por que ainda pecamos se não mais somos escravos do pecado? Essa indagação Paulo fez algumas vezes. Já sabia a resposta. Sabia de nossas fraquezas, mas também queria confrontar a safadeza de quem creu e não vive como deveria viver.

É melhor a gente parar com respostinhas prontas e entendermos que precisamos da “ingenuidade adulta” das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário