Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 6 de abril de 2014

Bons Filhos Apesar dos Pais?

Por que alguns filhos são tão bons, mesmo vindo de lares desestruturados? E por que há aqueles que têm sérios desvios de caráter, ainda tendo bons pais?

Será que os "lares estruturados", não seriam apenas aparentemente bem estruturados? O que acontece nos bastidores? Alguém conhece a realidade mais íntima de cada família?

Outra questão a considerar, é que os maus lares podem produzir gente muito boa, por causa da misericórdia do Senhor. Filhos que teriam tudo para serem os piores, e tornam-se os melhores. A graça de Deus parece ser contraditória. 

Um adendo: estes "maus lares", são maus lares a partir de que perspectiva? Qual é o padrão a medir?

Ainda há outra questão muito séria. Muito séria mesmo. Lembra dos filhos dos judeus, que voltaram do cativeiro e misturaram-se aos outros povos? Metade falava hebraico e a outra metade falava a língua de suas mães? (Ne. 13.23-24)

O que considerar? Alguns filhos "puxam" para o pai e outros "saem" a mãe. Se a mãe é séria e não fala mentira, mas o pai não vê problema, o filho terá de "imitar" alguém.

Enfim, o Evangelho ensina que há uma responsabilidade pessoal pelo pecado, e também ensina que os pais são responsáveis em serem modelos, porque os filhos reproduzem o que vivem. 

Não é bom arriscar. É melhor que os dois, pai e mãe, sejam uma boa referência aos filhos. E ainda assim, dependemos da graça de Deus para completar a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário