Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Por Que a Igreja Resolveu Buscar os Ricos?

Alguns dizem que a Igreja decidiu buscar os ricos porque eles também precisam de salvação. É verdade que eles precisam de salvação, mas buscá-los está relacionado com uma "motivação patrocinadora" normalmente.

Aliás, quando leio Jesus nos Evangelhos e na carta de Tiago vejo que a opção deve pelos pobres. E os ricos é que deveriam procurar ajuda, e como são orgulhosos, dificilmente entrarão no Reino dos Céus (Lc. 18.25).

O que vejo aqui é que os ricos que serão salvos são aqueles que se humilharem a ponto de procurar ajuda. Aqueles que são procurados e colocados em honra como se fossem a solução da Igreja podem ser mantidos e desenvolvidos no orgulho. 

Afinal não são eles que oprimem os pobres? Não são eles que os arrastam impiedosamente aos tribunais? Não são eles que difamam o nome do Senhor sem temor algum? Quem disse? "Papai do céu" na pena de Tiago (2.5-7)

Então os ricos é que deveriam buscar a misericórdia que não merecem, e os pobres é que devem ser buscados, priorizados, por misericórdia que nós mesmos não merecemos.

Ah, como a nossa agenda é diferente daquela que Jesus usava em seu dia-a-dia. Ah, como o planejamento a Igreja de Jesus é oposta ao Evangelho. Ah, como nós pastores desejamos estar cercados da "nobreza" e não percebemos que na Palavra que pregamos mais nobres são os desprovidos de estabilidade e riqueza.

O que estamos fazendo da Igreja frente ao Evangelho de Jesus?

A minha conclusão  das minhas últimas leituras do Evangelho é: "Se algum rico desejar ser salvo, que se humilhe. E será uma honra para ele ser recebido pela Igreja de Jesus, e não uma honra pra nós o fato dele ter vindo nos pedir ajuda. E qualquer colaboração que puder dar só será uma boa se ele entender que é miserável, pobre, cego e nu."


Nenhum comentário:

Postar um comentário