Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Ditadura da Cultura "C"

O telefone toca e nos sentimos obrigados a atendê-lo (McLuhan já falou sobre isso). E os nossos e-mails? Achamos que temos obrigação em verificá-los. O mesmo acontece com o facebook. E quem está do outro lado também acha que temos obrigação. É assim que me sinto sobre esse blog: eu preciso escrever porque tem alguém que precisa ler.

Parece desrespeito se não estivermos "em dia".

Seria tão bom se sentíssemos o mesmo em nosso relacionamento familiar, em nossa vida devocional de leitura da Bíblia e da oração, até mesmo no chamado à proclamação do Evangelho.

O que realmente tem valor eterno? O que deveria ser prioridade?

Quanto tempo gastamos no facebook? Por que temos a sensação de que não há problema?

É que se tornou cultural. Alguém achava estar perdendo tempo quando se sentava numa roda-de-conversa onde histórias de "visagem" eram contadas, e muitos outros "causos"?

O que é cultural não questionamos; assumimos.

Por outro lado, a Bíblia que se manifesta a partir da cultura, também é contra-cultural. Ela nos educa para andarmos entre os limites da Bíblia e da cultura ao mesmo tempo, desde que não se contrariem.

Precisamos nos questionar sim; nos avaliar.


2 comentários:

  1. É isso mesmo temos tempo para tudo só não para lermos a bíblia e para oração para reunir com os irmãos na célula ir ao cuto no domingo a noite etc...

    ResponderExcluir