Qual a constituição do homem? Ele é formado de corpo e alma ou espírito, ou corpo alma e espírito? Quantas partes? Quais são elas?
Temos a parte material e a imaterial. A parte material é o que vemos e apalpamos (soma = corpo), enquanto a imaterial está relacionada com a nossa interioridade (psiquê = alma).
Temos a parte material e a imaterial. A parte material é o que vemos e apalpamos (soma = corpo), enquanto a imaterial está relacionada com a nossa interioridade (psiquê = alma).
a) Tricotomia – defende que a parte imaterial é composta
de espírito e alma, sendo eles diferentes um do outro. Os textos mais usados pelos tricotomistas são: 1 Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12.
Os seus principais argumentos são: 1) O espírito é a parte
que busca a Deus e a alma os
sentimentos, sopro de vida e a sede vontades
pecaminosas; 2) Todos os seres vivos têm
alma; 3) O espírito está voltado pra
Deus e a alma para as coisas dessa vida.
b) Dicotomia –
defende que a parte imaterial do homem é alma/espírito.
O que é isso? Alma
e espírito são os mesmos. Não há divisão.
Os dicotomistas também usam 1 Ts. 5:23 e Hb. 4:12. Eles entendem que 1
Ts. 5:23 é uma
referência à totalidade do ser humano, e para tanto Paulo se
utiliza de uma aparente
“redundância”, isto é, promove ênfase a partir de uma
repetição com palavras sinônimas.
Em Hb. 4:12 é o escritor está a falar de impossibilidades
que a Palavra torna possível: ela
divide o que é indivisível (alma e espírito)
e penetra o impenetrável (juntas e medulas).
Outro argumento dos dicotomistas é que tanto alma como
espírito foram contaminados pela
Queda e que, portanto, precisam de
regeneração. Quando Eclesiastes fala do espírito que
volta a Deus (Ecl. 12:7) ele
o faz numa perspectiva vétero-testamentária no qual todo corpo se
voltaria a
terra e todo espírito a Deus. O que não há problema em admitirmos, desde que
compreendamos que todo espírito a Ele voltará para julgamento.
Os dicotomistas não definem alma como simplesmente sopro de vida e
sede de emoções,
mas como parte imaterial que também busca a Deus. Um texto
clássico é o cântico de Maria
quando a alma busca a Deus e o espírito é a sede
das emoções (Lc. 1:46-47 cf Sl. 42:5 e Jo.
11:33). Há aqui uma inversão.
Para o dicotomista o homem só passa a ser tricotômico quando recebe o Espírito Santo.
Sendo assim, concluo antes de tudo que esse tema não pode ser causa de divisão e polêmica na Igreja. Dicotomistas e tricomistas podem e devem conviver.
O mais importante a pensar é que ambos acreditam no Evangelho todo para o homem todo.
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