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sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dicotomia ou Tricotomia?

Qual a constituição do homem? Ele é formado de corpo e alma ou espírito, ou corpo alma e espírito? Quantas partes? Quais são elas?

Temos a parte material e a imaterial. A parte material é o que vemos e apalpamos (soma = corpo)enquanto a imaterial está relacionada com a nossa interioridade (psiquê = alma).

    a) Tricotomia – defende que a parte imaterial é composta de espírito e alma, sendo eles diferentes um do outro. Os textos mais usados pelos tricotomistas são: 1 Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12.

Os seus principais argumentos são: 1) O espírito é a parte que busca a Deus e a alma os
sentimentos, sopro de vida e a sede vontades pecaminosas; 2) Todos os seres vivos têm
alma; 3) O espírito está voltado pra Deus e a alma para as coisas dessa vida.

b)    Dicotomia – defende que a parte imaterial do homem é alma/espírito. O que é isso? Alma
e espírito são os mesmos. Não há divisão.

Os dicotomistas também usam 1 Ts. 5:23 e Hb. 4:12. Eles entendem que 1 Ts. 5:23 é uma
referência à totalidade do ser humano, e para tanto Paulo se utiliza de uma aparente
“redundância”, isto é, promove ênfase a partir de uma repetição com palavras sinônimas.

Em Hb. 4:12 é  o escritor está a falar de impossibilidades que a Palavra torna possível: ela 
divide o que é indivisível (alma e espírito) e penetra o impenetrável (juntas e medulas).

Outro argumento dos dicotomistas é que tanto alma como espírito foram contaminados pela
Queda e que, portanto, precisam de regeneração. Quando Eclesiastes fala do espírito que
volta a Deus (Ecl. 12:7) ele o faz numa perspectiva vétero-testamentária no qual todo corpo se
voltaria a terra e todo espírito a Deus. O que não há problema em admitirmos, desde que
compreendamos que todo espírito a Ele voltará para julgamento.

Os dicotomistas não definem alma como simplesmente sopro de vida e sede de emoções,
mas como parte imaterial que também busca a Deus. Um texto clássico é o cântico de Maria
quando a alma busca a Deus e o espírito é a sede das emoções (Lc. 1:46-47 cf Sl. 42:5 e Jo.
11:33). Há aqui uma inversão.

E, diga-se de passagem, que o espírito também precisa ser santificado assim como o corpo (2 Co. 7:1).

Para o dicotomista o homem só passa a ser tricotômico quando recebe o Espírito Santo.

Sendo assim, concluo antes de tudo que esse tema não pode ser causa de divisão e polêmica na Igreja. Dicotomistas e tricomistas podem e devem conviver. 

O mais importante a pensar é que ambos acreditam no Evangelho todo para o homem todo.

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