A Teoria das Esferas, ou Teoria da Realidade, defende que o mundo é semanticamente plural. Ou seja, nenhuma área existe independentemente da outra, e especialmente de sua origem.
"O significado (Meaning) é o ser de tudo aquilo que é criado." (Herman Dooyeweerd) - Não há nada no mundo que não traga a essência do Criador.
O "não-existir independentemente" está também relacionado com a sua ordem. A Palavra criadora de Deus, estabelece comandos próprios para cada área.
Há uma ordem, e elas estão relacionadas com o mundo físico, pois tudo o que existe é físico, inclusivamente, as quantidades, o espaço, o tempo e a matéria. Não apenas a matéria. A Física moderna reconhece realidades assim a partir da energia, por exemplo.
Quando falamos de comandos próprios é o mesmo que reconhecer autonomia. Há vários níveis e aspectos próprios que não pode ser reduzido a outro aspecto. Isto é, cada esfera é autônoma, mas não independente.
Não dá para explicar tudo com alguma área específica. Cada esfera distingue-se por um núcleo. Por exemplo, o núcleo da esfera estética seria a harmonia, da esfera lógica é a análise, da esfera física é a interação, e assim segue. (Guilherme de Carvalho)
Todas as esferas têm o seu lugar, estão relacionadas, até chegarmos a última esfera. A esfera da fé.
Sendo assim, a esfera da fé abre e ilumina todas as outras.
Instagram: @vacilius.lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário