Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Emanuel e Maranata

Emanuel - Deus conosco! Que privilégio ter Deus a habitar entre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. 

Jesus é o Emanuel porque assim é chamado (Mt. 1:23), mas também o é porque Ele é o Deus que "tabernaculou-se" entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos  a sua glória, glória como do Unigênito do Pai (Jo. 1:14). 

O que Deus habitar entre nós? 

Significa habitar com aqueles que têm o coração contrito e humilde de espírito (Is. 57:15). Isto implica em habitar a nossa dor, pois o coração contrito tanto pode ser o coração arrependido, bem como aquele que está a ser esmagado, consumido. 

A missionária Zaza, com forte experiência na África, disse no Encontro Sepal 2020 que, uma boa compreensão da nossa humanidade, da encarnação e da Trindade, leva-nos a compreender que Deus habita a nossa dor, e seremos "transforma-dores". 

Aqueles que sofrem podem dizer Emanuel, mas podem também dizer Maranata, isto é, "Ora vem Senhor Jesus". 

Quem tem esta esperança, sabe que um dia não mais haverá dor, nem morte, nem lágrimas (Apoc. 21:4). 

Tomar consciência da "emanuelidade" de Deus é também cultivar a esperança da Sua Vinda: Maranata. 

Não é algo a ser dito apenas no fim dos fins, como no penúltimo verso do Apocalipse. É também algo dito por aqueles que estão engajados hoje, como Paulo, depois de discorrer sobre anseios e possibilidades ministeriais (1 Co. 16:22).

Enfim, alguns aprenderão a dizer Emanuel porque cultivam uma esperança cristalina e iminente do Maranata, outros aprenderão a dizer Maranata porque assumem uma consciência inabalável do Emanuel. 

Seja como for, que seja Emanuel e Maranata, Maranata e Emanuel sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário