Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Puxadinho

Li "O Cortiço" de Aluísio Azevedo. Tudo começou com alguém que possui um espaço suficiente para dividi-lo uma vez,  outra vez, e outra ainda até que num lugar que caberia um, agora cabem muitos.

Os nossos pais conquistaram seu espaço e surgiu hoje uma geração que não foi educada para, responsavelmente, ir à luta. Historicamente, nossos pais vieram de fora do país ou de um interior pobre e limitado, e tiveram que se sujeitar a uma vida dura. E então conseguiram vencer.

O que tem acontecido muito? Eles dividem o que tem conosco. O patrimônio da família empobrece ou deixa de crescer. E muitos se casam e tem filhos de maneira não planejada, e consequentemente todos se sujeitam a morar juntos. Quantas complicações nascem aí.

Se essa geração não acordar os filhos dos filhos e os filhos dos filhos dos filhos se encontrarão em sérias limitações e confusões porque aquela velha casa de nossos pais, amanhã ocupará pelo menos três famílias ou quatro.

E o que acontece num "lugar cortiço"? Muitos desentendimentos, inúmeras histórias de injustiça, de abuso, de traição etc.

Oh! Geração de nossos pais, acorde enquanto é tempo! Saiam à luta, trabalhem e tenha suas próprias casas para que ao lerem "O Cortiço" não se vejam ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário