Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 31 de março de 2023

A bênção da Mentoria

O que é a mentoria? 

Gostei da definição do blogue "ementor": "Mentoria é um processo prático de crescimento profissional, que tem por objetivo aprimorar o seu conhecimento de forma personalizada e efetiva ou resolver um problema específico". 

Vamos pinçar aqui algumas palavras-chave desta definição: processo, crescimento, personalizar e resolver.

A mentoria é um processo porque acompanha na caminhada sem perder as vistas da jornada. Não se trata de encontros estáticos. São encontros que se conectam. Eles estão interligados com o todo da vida.

A mentoria é também uma oportunidade de crescimento porque há partilha de visão e podemos ver onde estávamos, onde queríamos chegar, se estamos a caminhar na direção certa. 

Podemos enxergar melhor os perigos e as possibilidades porque, normalmente, olhamos para quem já caminhou um pouco mais que nós, ou ao menos tomou caminhos diferentes.

Se o mentor ainda não caminhou por "mares dantes navegados" ao menos ele estará de fora para ter "olhos de ver", e assim poderemos ser ajudados. 

E se o mentor não enxergar alguns perigos e possibilidades? Não há problema porque as suas perguntas podem ser respostas para nós.

A mentoria também é personalizada porque somos nós e o mentor, ou somos nós e eles em caso de casais ou Equipa. 

Se é mais do que um núcleo envolvido e o material for para todos, então podemos pensar que não é algo personalizado, entretanto, quando temos a oportunidade de abrir o coração e sermos ouvidos, haverá uma aplicabilidade pessoal. Sim precisa ser pessoal. 

Vamos a palavra "resolver" da nossa definição base. A mentoria não se propõe a resolver os problemas, ela é uma ferramenta de apoio que, normalmente, vai-nos ajudar a resolver alguns problemas ou vai-nos ensinar a lidar melhormente com eles. 

Sendo assim, a mentoria seria uma ferramenta, uma oportunidade de caminhar de maneira mais segura porque traz olhares diferentes.

Para uma caminhada mais segura, gostava de acrescentar mais um detalhe interessante que pode acoplar as palavras de nossa definição: processo, crescimento, personalizar e resolver. 

O detalhe é sobre o maior objetivo de uma mentoria cristã: formar Cristo em nós. 

Parafraseando Steven Spielberg sobre a mentoria: "...mentoriar alguém não é criar à sua própria imagem, mas lhe dar a oportunidade de criar a si mesmo."

Podemos rever o que ele disse a partir da cosmovisão cristã? 

A mentoria não é a arte de reproduzir o mentor nem tem como objetivo criar um novo mentoriado em si mesmo, mas sim cultivar um relacionamento que permite a ambos serem formados conforme a imagem de Cristo. 

Enfim, esperamos que todos nós possamos desfrutar da bênção de sermos mentoriados e mentoriar para a glória de Deus. Não fiques fora!

NOTA: Escrevi a partir do que VIVENCIAMOS já a alguns anos com os nossos mentores Oswaldo e Sirley Prado

Instagram: @vacilius.lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário