Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sábado, 4 de março de 2023

Cuidando da Horta e da Aorta

Quem tem horta precisa dela cuidar tal como todos devíamos cuidar da nossa aorta. 

A aorta é a maior e mais importante artéria do sistema circulatório. É dela que derivam as outras artérias com exceção da pulmonar. 

A outra horta vem do latim "Hortus" pode ser traduzido também como "horto" e ainda jardim. É um espaço onde se planta, onde se semeia, e onde também se cuida. E neste processo é preciso amanhar a terra, e depois de algum tempo deve-se sachar, tirar o que não é bem-vindo, e ainda combater os bichos que matam a beleza e sugam o vigor das flores e dos frutos. Também não podemos esquecer as vitaminas que o nosso "horto" precisa.

Não é exatamente isto o que acontece conosco? Não precisamos de cuidado? Não há coisas em nós que precisam ser retiradas, e outras ainda tratadas? 

A nossa aorta também precisa ser cuidada de maneira atenciosa. E olha que uma caminhada e um treino cardio não são suficientes. Há mais que cuidar.

Que tal juntarmos os dois? Sim. O cuidado do nosso "horto" e o cuidado da nossa "aorta", no mesmo lugar, ao mesmo tempo.

Por que muitas comunidades de recuperação de tóxico dependes se utilizam da horta? Porque eles sabem que o contacto com a natureza promove um bem-estar de liberdade, contemplação, conexão e satisfação incomparáveis.

O que acontece quando estamos juntos no "horto"? 

Pra já, nós cultivamos a rara graça do SILÊNCIO. Em dias tão agitados, vale muito.

Outra grande bênção que desfrutamos é algo que dificilmente fazemos. Nós CONVERSAMOS COM O NOSSO PRÓPRIO "EU". Os supostos diálogos com com as plantas, na verdade são uma conversa consigo mesmo. 

Por que deixamos de falar com a gente mesmo? Não a fala corriqueira do dia a dia, quando estamos a correr pra lá e pra cá, mas uma conversa livre, sem presa.

No "horto" também temos a oportunidade de CONVERSAR COM DEUS. A contemplação de suas tão variáveis obras provocam uma celebração especial ao Criador.

Quando estamos no "horto" logo percebemos que somos parte de algo maior. Desenvolvemos um SENSO tanto de PERTENÇA bem como de NÃO-EXCLUSIVIDADE em nosso próprio mundo.

É neste ambiente que podemos também SER CUIDADO POR ALGUÉM. As nossas conversas também podem ser com gente como a gente. Gente que se inclina, que sua, que suja as mãos, que se cansa, que sabe o que a complexidade da vida e também pode conhecer alguns "remédios".

Já dizia Hipócrates que a natureza é o remédio para todas as doenças. E já sabemos nós que é a natureza sem desprezar o Criador e aqueles que criados foram para dela cuidar e encontrar nela autocuidado.

Aliás, o próprio "horto" pode gerar as perguntas para que o CORAÇÃO seja cuidado e provocar CONFISSÕES QUE CURAM. Afinal, é na confissão que encontramos perdão, aceitação e um saudável confronto com a realidade.

As ervas daninhas pode ser um tema a ser abordado. Também os nutrientes vitais. Outra sugestão? Podemos falar do tempo, do tempo para todas coisas. 

Assim sendo,  a aorta agradece e o jardim e a horta florescem.

Instagram: @vacilius.lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário