Há 20 anos atrás começou uma decadência da antiga região de Ilhéus, que na época dos coronéis chegaram a cogitar a independência do Brasil devido a tamanha riqueza do cacau.
O clima úmido de mata nativa permitiu um ambiente fértil ao cacau, mas de repente chegou uma praga, chamada de "vassoura de bruxa". Ela deu no pé de cacau e o seu começo enganava. Parecia que a planta estava ainda mais forte, com mais folhas. E de repente, o pé murchava e se secava completamente.
Resultado: muita gente se suicidou porque o ouro do cacau que já estava negociado não veio naqueles anos. A região empobreceu. Os ricos investiam apenas fora da cidade. Seus filhos estudavam nos Estados Unidos, por exemplo. E hoje a região está empobrecida e se estrutura.
Quais as lições dessa história que ouvi e vi parte dela em Itabuna e Ilhéus?
Aprendemos que não apenas a bruxa está solta, mas a sua impiedosa "vassoura" vem para destruir todos que colocam a sua esperança nessa vida.
Em quem está a sua dependência? Qual a sua segurança sobre os seus investimentos e negócios? Em quem está a garantia do seu futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário