Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 23 de abril de 2013

Uma Reflexão Sobre o Bumbum?

Lembrei do "popozinho" do Murilo, meu filho de 9 meses. Ontem apertei gostosamente o seu bumbum na hora de trocá-lo.

É estranho um pastor falar sobre esse assunto. Parece até que não foi Deus que fez o bumbum. Talvez alguém pense que Deus criou o corpo e o diabo fez o bumbum. Rsssss. No entanto gostei de uma reflexão histórica sobre o tema e gostaria de acrescentar algumas  considerações teológicas:


"A historiadora e pesquisadora Mary del Priore, da Universidade Salgado de Oliveira, no Rio de Janeiro, levanta três hipóteses para esse fascínio dos brasileiros pela "preferência nacional". A primeira seria religiosa, pois desde o Concílio de Trento ficou proibido qualquer posição sexual que não fosse o homem por cima da mulher. A segunda teoria remete aos costumes do tempo da colonização portuguesa. As mulheres andavam muito despidas, com camisolões, e a amamentação fazia do seio uma parte não muito desejável, enquanto o bumbum permanecia oculto pela roupa. A terceira suposição de Priore remete ao uso das anquinhas, uma armação que ficava por baixo do vestido e valorizava a parte posterior da mulher, estreitando a cintura e dando volume ao quadril. O pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) em Psicologia Walter Poltronieri busca na psicanálise de Freud uma resposta: "Pode ser a dificuldade dos homens de ver a mulher por inteiro, daí a recorta e a vê em só uma parte. (BOL, reportagem)

Enquanto hipóteses são muito interessantes, mas independentemente das razões científicas existe um fato popular: o bumbum se popularizou como fruta - algo de fácil acesso e barato. Desfruta-se e joga fora o resto.

Antes de tudo, precisamos lembrar o óbvio: Deus criou o bumbum e ele faz parte de um corpo que custou preço de sangue - do sacrifício de Jesus. Tendo custado o sangue de Jesus devemos glorificá-lO com ele (o bumbum) também (1 Co. 6.19-20).


Glorificar a Jesus hoje, nessa matéria, seria não cobiçar e não provocar a cobiça. Cabe aqui as lembranças de que as mulheres devem se vestir com modéstia, simplicidade e bom senso (1 Tm. 2.9). E de que os homens quando olham para uma mulher com intenção de arquitetar imaginações sexuais com ela, já adulterou (Mt. 5.28).


O que fazer? Não podemos "tomar a forma desse mundo" (Rm. 12.1-2). Qualquer tipo de roupa, site e outra coisa qualquer que não faça diferença entre quem serve e quem não serve a Deus, deve ser questionado.


Espero que a agora eu possa sentar em paz, embora imagine o desconforto da cadeira de alguns ao me ouvir falar sobre o bumbum nosso de cada dia.

Ah! Lembrei que seria interessante lembrar que a criação não tem propósito apenas estético, mas inclusive deontológico, isto é, deve existir uma coerência entre a coisa criada e a finalidade para a qual foi criada. (Podemos falar a respeito em outra oportunidade).


Nenhum comentário:

Postar um comentário