Isto era no Antigo Testamento. Qual foi a alteração no Novo Testamento?
"E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu." (Atos 10:11-16)
Isto aconteceu para que Pedro, judeu, compreendesse que a comida, e as regras da Lei, estavam abaixo do propósito principal:
"E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo." (Atos 10:28)
"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo." (Atos 10:34,35)
Esta foi a experiência de Pedro. E qual é a opinião dos outros apóstolos?
Novamente, vale a lembrar que a questão maior não é o alimento, mas sim as pessoas e a pregação do Evangelho:
"Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá." (Atos 15:28,29)
E, mais tarde, o apóstolo Paulo ao escrever uma de suas Cartas Pastorais, disse que uma das práticas dos ensinos de demônios seria a proibição que Deus criou para o nosso alimento, todo o tipo de alimentos aliás, é destacado:
"Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada." (1 Timóteo 4:3-5)
Há um peso inquestionável na referência acima porque é um judeu a orientar um jovem judeu pastor, cuja carta é um manual para todos os pastores.
Outro detalhe importante a observar é que até os alimentos sacrificados aos ídolos, nós podemos caso quem oferece não sabe que a gente sabe que foi oferecido, e isto é também é uma questão de testemunho e não da comida em si:
"Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude." (1 Coríntios 10:25-28)
Sendo assim, vamos comer de tudo com ações de graças.
Segue no Instagram: @vacilius.santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário