Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

É urgente descentralizar!

Por que Portugal tem tanta dificuldade em descentralizar a liderança e tende a buscar heróis? 

Algumas igrejas assumem uma releitura vétero-testamentária com ênfase nos heróis, o que esvai a força discipular do N.T.. E "Atos 29" está mais calcado na narrativa de Atos do que nas Cartas.

Talvez a delicadeza da questão esteja no legado cultural.

Até igrejas mais contemporâneas, em nome da cultura da honra, arriscam não viver: "E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra." (1 Co. 12:23-24)

A centralização está entranhada no berço português. Quando ainda no século II, Portugal era apenas uma tribo, já havia um grande líder, Viriato. Depois, com a invasão romana o sistema ditatorial moldou a Lusitânia. "Os Lusíadas" não foge à esta tendência quando enaltece o "peito ilustre lusitano" em nome de Vasco da Gama e dos Reis.

Quais são os nomes mais comuns ainda hoje? Pedro e Inês, Duarte, Catarina, Nuno etc. Há um lado bonito da história, e da supervalorização dos heróis, o que gera um clamor de grandes líderes no "inconsciente coletivo".

Até hoje não são poucos os que flertam com saudades da ditadura salazariana. E nas compras? O cliente, normalmente, não tem razão. 

O resultado a médio-logo prazo é de líderes, teimosamente, adoecidos, e de comunidades  superficiais. 

É urgente denunciarmos este desvio das Escrituras. Neste ponto a igreja bíblica precisa ser contra-cultura. 

"Ora, quando vos reunis, cada um de vós tem um salmo, ou uma mensagem de ensino, uma revelação, ou ainda uma palavra em determinada língua e outro tem a interpretação dessa língua. Tudo seja feito para a edificação da Igreja." (1 Co. 14:26)

Sendo assim, deixo-vos aqui uma sugestão de leitura: "O Pastor Desnecessário" de Eugene Peterson. E também uma referência que sugere a maturidade de uma igreja local: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." (Cl. 3:16)


Segue o Instagram: @vacilius.santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário