Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

O QUE O DÍZIMO NÃO É!

O dízimo não é uma mensalidade de crediário. A mensalidade de crediário deve ser paga mesmo em lágrimas e de coração triste. E senão pagar... O SERASA ajuda.

Não gosto de olhar o dízimo a partir dessa metáfora justamente por causa de se ter que pagar mesmo que a vida esteja de qualquer jeito, e porque supõe uma dívida no Céu como se o dízimo fosse a Vida Cristã toda.

O dízimo não é um investimento na bolsa de valores. As ações da bolsa podem falhar, mas a bênção do Senhor não falha. É interessante pensar que o dízimo é um investimento seguro, mas não me agrada essa metáfora porque motiva a barganha.

O dízimo não é taxa única no Novo Testamento. O Novo Testamento vai além do dízimo. Ele requer uma mordomia plena. Ninguém vai prestar contas apenas dos 10%. Tudo é de Deus. Devemos administrar como bons despenseiros tudo o que Deus nos dá.

Quem olha para o dízimo assim tende a ter uma sensação de missão cumprida numa entrega exclusiva de um único ato.

O dízimo não é produto da Lei Mosaica. O Antigo Testamento mostra que o dízimo vem antes da Lei e vai além dela. Melquisedeque, um tipo de Cristo, recebe o dízimo de Abrãao. E mais tarde Jesus disse que o dízimo vale a pena quando vem acompanhado da ética do Reino.

O dízimo não é propriedade de gerência pessoal. O que é isso? Ninguém tem o direito de auto-administrar a parte que Deus deu para outros cuidarem.

O dízimo não é uma oferta alçada de valor auto-sugerido, ou seja, dízimo é 10% do bruto de todo bem que recebemos e nenhuma oferta o substitui.

O dízimo não é uma garantia de sucesso financeiro independentemente de outras qualificações e exigências profissionais. Além da fidelidade na contribuição existe uma coisa chamada sabedoria na administração.

O dízimo não é isenção de provas e lutas e nem faz absolvição de pecados, como se ele garantisse a bênção e a proteção de Deus.

O dízimo enfim não é uma pedra de tropeço nem acréscimo de dificuldade. Ele é uma oportunidade de exercício de fé.


Abra o coração e se feche pra tudo aquilo que o dízimo não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário