Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fobias Temores Medos da Silva Neto e Muitas “Fátimas"


Fátima Bernardes (ex-apresentadora do Jornal Nacional) tem fobia de avião.  Em páginas amarelas de Veja ela disse que não anda junto com o marido no mesmo vôo, mesmo indo para o mesmo lugar, porque não quer deixar seus filhos órfãos de pai e mãe ao mesmo tempo.

Fobia faz acelerar o coração tanto que os nervos estremecem, dá uma sensação de descontrole. E as fobias são muitas: de ambiente fechado, de determinados insetos, de morto, de altura, de barco... Elas são inumeráveis.

Os temores também são muitos. Gera uma insegurança quando se pensa numa cirurgia, na crise mundial, na moeda, na própria morte ou simplesmente em possíveis fatalidades.

E os nossos medos? Medo de tanta coisa. Já começamos a vida com alguns medos. Medo de certas “caras e bocas” quando o bebê chora como se tivesse visto bicho (e às vezes vê mesmo).  Medo de escuro. Medos que vão se amadurecendo e se “amonstruando” sobre nós e acabam virando temores traumatizantes, que ainda mais cultivados se tornam fobias.

O que fazer? Enfrentamento com as Escrituras:

“O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.” (Sl. 34.7)

“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.” (Sl. 37.5-6)

“Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.” (Is. 57.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário