Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 17 de outubro de 2023

Quem pode atirar a primeira pedra?

Quando ainda jovem seminarista fiquei boquiaberto com alguns pastores que falavam com desdém das ruínas de outros colegas. Aliás, cheguei a presenciar a celebração de alguns frente a queda de outros. 

A postura era de uma pseudo piedade. Diziam eles: "Não tinha como acontecer diferente!" Outro assustou-me: "É uma palhaço! Já sabia!" 

Enfim, as adjetivações eram impiedosas. Não me parecia que serviam ao mesmo Senhor da Igreja. Igreja? Aliás, quanta torcida a empurrar para alguém não prosperar do outro lado da rua.  

Ingenuamente, pensei que esquisitices deste tipo tivessem ficado do outro lado do Atlântico. Há gente tão séria em Portugal. Há pastores tão éticos. Há, entretanto, os que me lembram o pior do Brasil.

Parece que alguns perderam o senso da batalha espiritual. Alguns lidam com a Igreja de Cristo como se fosse com o Clube de Futebol. 

Perderam respeito ético-moral de que nunca devemos celebrar o fracasso de ninguém. 

Dói-me a falta de compaixão em nome da retidão, aliás, retidão sem compaixão é legalismo. É isto! Parte da igreja em Portugal é legalista. Há um coral a entoar: "Crucifica-o! Crucifica-o!"

As consequências de nossos atos já não são suficientes? Precisamos acrescentar dores aos que padecem? 

A multidão cega em suas contradições tem sede de sangue. Quem está em condições de atirar a primeira pedra? 

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mt. 23:37)

Queridos, cuidado com todos aqueles que em nome do zelo perdem a misericórdia, e não já não são capazes de orar e esperar, pacientemente, pelo Senhor que haverá de julgar os vivos e os mortos, pela manifestação da Sua vinda.

Segue no Instagram: @vacilius.santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário