Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sábado, 19 de setembro de 2020

Uma Pitada de Abraham Kuyper e o NeoCalvinismo

Abraham Kuyper (1837-1920) foi um estadista holandês, muito respeitado e influente, diga-se de passagem, para além de teólogo e filósofo. Ele fundou, em 1880, a Universidade Livre de Amsterdã.

Ele é considerado o "pai do neocalvinismo". O que isto significa? Ele rompeu com os princípios da Reforma Protestante? De maneira nenhuma. 

O que ocorreu é que precisava ser relevante para a sua geração na Europa. Uma geração pós-iluminista, após a Revolução Francesa. 

As questões de sua época, precisamente na Europa, já não tinha a mesma configuração que na época dos reformadores. Seria adaptar as mesmas verdades para outras perguntas, ou as mesmas respostas a perguntas que estavam a ser feitas de maneira diferente. Adaptação!

O que Kuyper faz, é manter os princípios da Reforma Protestante, mas já não de forma a protestar, no sentido de "meter o dedo no nariz". Ele seguia a protestar, mas numa postura mais argumentativa e dialógica. 

Ele foi fundamental para desenvolver uma "cosmovisão cristã" cuja convicção era:

"Não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência humana, sobre a qual Cristo não clama: "É Meu!"

O que aprendemos com Kuyper? 

Precisamos discernir o nosso tempo, a nossa geração. 

O caminho é manter a mensagem, mas contextualizá-la, no sentido de transmiti-la com a relevância e pertinencia que tem. 

A nossa preocupação é com os falsos profetas sim, mas nem sempre o problema são os falsos profetas. 

Grande parte do insucesso da Igreja fica no mérito de pregadores que não comunicam de maneira clara e relevante. 

Talvez outro grande problema é a falta de cosmovisão cristã. Aquela postura de que o Domingo é do Senhor e a Segunda-feira é minha. O dízimo é do Senhor, e o restante é meu. A Igreja é do Senhor e a casa é minha. A Bíblia é do Senhor, mas os livros são humanos. Há músicas sacras, e as outras são do diabo. O prazer no Culto é do Senhor, e os outros prazeres não cultuam a Deus. 

Enfim, Abraham Kuyper desafia-nos a ver todas as áreas da vida sob o domínio de Cristo. 

A vida assim fica mais completa.Viva a vida toda para a glória de Deus! 

Follow @vacilius.lima no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário