Dooyeweerd bebeu de Abraham Kuyper. A cosmovisão cristã do neocalvinismo de Kuyper, influenciou fortemente a Herman Dooyeweerd.
A convicção de que todas as coisas são "dEle, por Ele e para Ele", influenciou todas as áreas do conhecimento. Cristo tem o governo sobre todas elas.
E por isso mesmo, todas as áreas são transversais. Elas estão relacionadas entre si, em pé de igualdade. Nada é mais importante, a não ser o próprio Cristo.
Vamos ilustrar com o beijo, conforme ouvi na Lecture I sobre Dooyeweerd, de Josué Reichow in L'Abri. Imagine se o beijo fosse analisado somente a partir de uma perspectiva química e anatômica. O que seria? Seria a troca de saliva entre duas pessoas, quando os músculos da língua se exercitam.
Acho que o beijo dentro desta leitura não é nada interessante.
Aliás, vale a pena ouvir as Lectures de Josué. Na terceira sobre Dooyeweerd ele transita sobre o café, e quanta coisa o envolve.
Por que estes exemplos são pertinentes? Porque tudo o que acontece está atravessado por tudo. Nada acontece de maneira completamente singular. Tudo depende de tudo. É assim que Cristo exerce o seu Governo, sobre todas as coisas.
Por que fragmentamos? Porque parece dar mais jeito para estudar. Entrentanto, cada vez mais sabemos que todas as coisas tocam uma nas outras. Por quê? Por que Cristo as criou para sua glória, e refletem o seu caráter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário