Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A Influência sobre Schaeffer - Herman Dooyeweerd - III


Há muita coisa em L'Abri que lembra Dooyeweerd? Há sim. A resposta positiva não é uma referência aos que o estudam hoje, como Guilherme de Carvalho do L'Abri Brasil e Josué Reichow do L`Abri Inglaterra, dos quais eu mesmo tenho "bebido", com muita gratidão. 

A nossa referência vai para Hans Hookmaaker (1922-1977), o qual tornou-se membro de L'Abri Suiça, e mais tarde com sua esposa Anky começam o L'Abri Holanda, depois de fundar o Departamento de História da Arte na Universidade Livre de Amsterdã.

Qual é a relação entre Francis Schaeffer, fundador de L'Abri, Hans Hookmaaker e Herman Dooyeweerd? 

Schaeffer bebeu de Hookmaaker, Hookmaaker havia bebido de Dooyeweerd, e Dooyeweerd de Abraham Kuyper. Ou seja, o neocalvinismo holandês foi fundamental para o desenvolvimento da cosmovisão de Francis Schaeffer. 

Penso que isto explica, em parte, porque Schaeffer resolve romper com uma linha mais radical do calvinismo, que pouco dialogava com as outras áreas. Aliás, pouco tolerava as tendências diferentes pós-iluministas. 

Schaeffer, então por influência de Hookmaaker, passa a olhar para as Artes, não como uma afronta a Deus, mas sim como uma expressão do que ainda resta de Deus no ser humano. 

A humanidade não precisa ser anulada, mas precisa ser liberta e reorientada. 

"A Arte não deve ser usada para mostrar a validade do Cristianismo; deveria ser o contrário. A Arte é uma forma de mostrar o seu júbilo diante da face de Deus." (Hans Hookmaaker)

"A Arte é o reflexo sobre a criatividade de Deus, uma evidência de que somos feitos na Imagem de Deus." (Francis Schaeffer) 

Esta cosmovisão da Arte, e das Ciências em geral, está intimamente ligada com a "Soberanias das Esferas" de Dooyeweerd, a qual nivela todos os campos do conhecimento com base numa razão religiosa. 

"O coração do homem rebelou-se contra a sua origem divina; a humanidade imaginou ser algo em virtude de si mesma. A humanidade buscou a si mesma e, com isso, buscou a Deus dentro da temporalidade." (Herman Dooyeweerd)

O que podemos concluir?

Tudo que o homem faz de bom, não poderia vir senão do Pai das Luzes, de onde emana toda boa dádiva.

Follow @vacilius.lima no Instagram

Um comentário: