Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 14 de março de 2013

De Bento Pra Francisco. O que Muda?

Ambos são Papas. Haveria alguma diferença além da compleição física? Bento XVI ( Joseph Alois Ratzinger) pouco sorria, Francisco (Jorge Mario Bergoglio) mostrou-se incrivelmente simpático. Há implicações por ser aquele alemão e esse argentino?

Bento teve berço nazista, Francisco surgiu em plena ditadura argentina.


Bento era parte da elitista ordem dos beneditinos, Francisco é da ordem mais popular dos jesuítas.


Bento defendia a manutenção do latim e do grego, Francisco acredita que a Igreja precisa falar a língua do povo.


Bento, desde que era Prefeito do Vaticano, se propunha a re-cristianização da Europa, Francisco se coloca para o fortalecimento da América Latina.


Bento se opunha aos marxistas e até fez calar um dos maiores teólogos da Igreja, Leonardo Boff, da Teologia da Libertação, Francisco fez parte da evangelização da América Latina a favor dos mais desfavorecidos.


Bento sempre fez parte do alto-clero, Francisco já se recusou até a fazer parte inerte da Cúria romana.


Bento se coadunou com as tendências elitistas da Igreja, Francisco desde que era Arcebispo de Buenos Aires protestou contra o governo e a favor dos pobres.


Bento era doutrinista, Francisco é mais pastoral.


Bento estava aberto ao diálogo, Francisco mais ainda.


O que significa tudo isso? Que Francisco será o Papa do povo, da língua "da gente", a favor dos oprimidos, atencioso à America Latina, reformista, sensível aos pobres, contra qualquer governo que não atente para o povo, mais no chão da igreja, menos no Vaticano.


Implicações possíveis: Igreja Romana mais forte na América Latina, duras críticas aos governantes elitistas, diálogo com o povo, tratamento pastoral para questões como a dos padres casados como Leonardo Boff. 


Um comentário:

  1. Boa noite (antigo e novo amigo)
    Excelente texto. Suas ideias aqui estão em conformidade e alinhadas com uma igreja para o povo e não por ela mesma. Acredito então que age acertadamente o novo sucessor de Pedro. Foi muito bacana o papo de sábado à tarde. Um grade abraço. Fred Estancial

    ResponderExcluir