Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rivalidade Entre Irmãos


Irmãos foram feitos para viver juntos. Viver juntos desde criancinhas, debaixo do mesmo teto. Aí, inseridos nesse contexto que chamamos de lar, é que repartimos o pão, brincamos juntos, celebramos as festinhas, aprendemos a conquistar, somos estimulados, desafiados, disciplinados. Enfim, amadurecemos.

E as brigas tão próprias entre os irmãos? O egoísmo na hora de dar um “teco”.  Se não amadurecemos esses maus tratos envelhecem conosco e o resultado são famílias divididas, e quando se encontram... discussões, desrespeito, acusações, e aquele velho egoísmo de sempre.

É diferente na Igreja? “Rogo a Evódia e Síntique que pensem concordemente no Senhor” (Fp. 4.2). As rivalidades também aparecem. Por quê? São muitas, muitas mesmo, as razões:

Inveja e competição por causa da casa reformada, dos móveis novos, ou pela troca do carro, e até pelos aparelhos tecnológicos adquiridos. Aí está outro perigo. O perigo do falar mal demasiado, daquele que parte de quem quer cuidar da vida alheia, daquele que se pudesse opinaria os gastos do outro.

Há também a tragédia própria de comprar, reformar, trocar, parcelar, se arrebentar... só pra não ficar pra trás.

E quanto aos nossos filhos? Disputas por causa das defesas imaturas dos pais. Disputas porque algumas crianças/adultas que se tornaram pais são mais melindrosas que os próprios filhos e mais pueris que as próprias crianças.

Irmãos são irmãos e precisam aprender a viver em família e como família que se respeita, que chora com quem chora, e que se alegra com quem se alegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário